Atualidade

Jornal britânico recolhe testemunhos impressionantes de Pedrógão Grande

Foi a 17 de junho e ainda está bem presente na memória de muitos. Dos portugueses e, principalmente, dos familiares das vítimas – mortos e feridos – e dos moradores daquela zona fustigada por um incêndio devastador e mortífero.

Desta vez foi um jornal britânico, o ‘The Guardian’, a recordar o fogo de Pedrógão Grande. Como? Através de uma reportagem com testemunhos impressionantes de quem passou e viveu aquele inferno de perto.

Afinal 64 pessoas morreram, quase 500 casas ficaram destruídas (e ainda estão quase todas por reconstruir porque não se sabe do destino do dinheiro doado pelos portugueses, sendo que mais de 1 milhão de euros foi arrecadado no concerto solidário) e as imagens das chamas e dos seus efeitos ainda chocam.

Os repórteres britânicos puseram-se no terreno um mês depois da tragédia para perceber o porquê do fogo de Pedrógão Grande ter sido tão mortífero e para perceber o que pode ser feito para prevenir nova tragédia.

A reportagem, em vídeo, foi agora partilhada no jornal no Youtube. “Pensávamos todos que íamos morrer”, é uma das frases que se ouve no início.

Veja o vídeo: