Atualidade

Isto é o que não sabia do vestido de casamento de Diana

29 de julho de 1981. O mundo parava em frente à televisão para ver o casamento do século. Um verdadeiro conto de fadas, ainda que tenha acabado em divórcio anos depois.

Mas pelo menos nesse dia todos os olhos estavam postos na noiva mais encantadora de sempre. Lady Diana, de apenas 20 anos, casava-se com o príncipe herdeiro do trono britânico.

E no momento exato em que Diana Spencer saiu da residência real Clarence House, era desvendado o “segredo mais bem guardado na história da moda”. O design e os detalhes do vestido de casamento da futura princesa conseguiram permanecer um mistério completo até horas antes da cerimónia e a revelação não decepcionou.

Criado pela equipa de design de marido e mulher, David e Elizabeth Emanuel, o intrincado vestido de tafetá de marfim, que mais tarde foi copiado em todo o mundo mas nunca ao ponto de conseguirem recriar na perfeição aqueles bordados elaborados, as 10 mil pérolas e um véu de 25 pés (7,62 metros) de comprimento.

E estes são os pormenores do look e desse dia que não se sabia:
1 – O vestido não cabia na carruagem
De acordo com David Emanuel, Diana continuava a pedir uma carruagem maior e maior. Enquanto a equipa ia dobrando o excesso de tecido, a maior parte do tafetá acabou por ser esmagada na carruagem de vidro que a conduziu até à Catedral St. Paul. O passeio apertado causou as rugas visíveis no tecido após a sua chegada, disse Elizabeth Emanuel ao ‘Daily Mail’.

2- Usou algo antigo, novo, emprestado e azul
O vestido, cujo tecido – veio especialmente de uma quinta – de seda britânica, cumpriu assim a tradição de ser algo novo. Quanto ao antigo, tinha renda antiga nos folhos. O tom de azul chegou através de um pequeno laço azul cosido na cinta de Diana. A tiara foi emprestada pelos Spencer, já que está na família desde o século XVIII.

3- A renda veio de longe
Um quadrado especial de renda de Carrickmacross (localidade na Irlanda) terá vindo de uma bolsa de recados comprada num leilão ou de um donativo da Royal School of Needlework (Escola Real de Costura, no Reino Unido), dependendo a quem se pergunta.

4- Um pequeno acessório escondido
Mesmo que ninguém pudesse vê-lo, a dupla Emanuel colocou uma pequena jóia de ouro de 18 quilates, cheio de diamantes brancos, na etiqueta do vestido. Mas Diana também levava um outro acessório escondido. É que Elizabeth deixou, sem querer, um pino de segurança e não se lembrou dele até ao dia seguinte ao casamento.

5- Tinha uma pequena mancha
A princesa Diana entornou algum perfume – Quelques Fleurs – pelo vestido abaixo enquanto se preparava, mas apenas escondeu a frente e esperou que ninguém visse, confessou a maquilhadora Barbara Daly em ‘Diana: The Portrait’.

6- Véu supera todas as medidas
Para David Emanuel, era um dado que o véu se estendesse ao longo da bainha do vestido. No total – ancorado pela tiara – usou 153 jardas (139,9 metros) de tule.

7- Foi costurada no vestido
Nos sete meses que antecederam o casamento, a cintura da princesa Diana encolheu mais de 5 centímetros já que perdeu peso. Os designers fizeram cinco corpetes diferentes para se encaixarem e, finalmente, costuraram-na com a versão final naquele dia.

8- Sapatos demoraram seis meses a ser feitos
Apenas visível sob a bainha do vestido, os chinelos de seda de Diana incluíam 542 lantejoulas e 132 pérolas em forma de coração. As solas pintadas à mão incluíam as iniciais C e D no arco, mas os próprios calcanhares permaneceram muito baixos. Tudo para que Diana ficasse à mesma altura que o noivo.

9- Tinha uma sombrinha a combinar, caso chovesse
Elizabeth Emanuel comprou duas sombrinhas de seda antigas e cobriu-as com tecido branco e de marfim para que ninguém soubesse qual deles combinava com o vestido. Bordado à mão com pérolas e lantejoulas e decoradas com o mesmo laço, o guarda-sol estava coordenado com o vestido, mas felizmente não precisou de ser usado, já que não choveu. E ainda bem. “Foi feito de material tão leve que certamente não era impermeável”, disse a designer ao ‘Daily Mail’. “Não a teria ajudado muito!”

10- Um vestido ‘substituto’ desapareceu misteriosamente
Um leilão de 2005 fez manchetes quando afirmou oferecer uma versão sobressalente do vestido original. Enquanto Elizabeth Emanuel insiste que ela nunca fez uma cópia, os designers revelaram sim que criaram um vestido diferente caso o seu desenho do design fosse divulgado para a imprensa. O alternativo incluiu um V muito mais pronunciado e não tinha o laço, mas a roupa inacabada desapareceu do estúdio.