Televisão

Há 20 anos o mundo fazia a despedida final à ‘Princesa do Povo’

Foi a 6 de setembro de 1997 que se realizou o funeral de Diana e, décadas depois, continua a estar presente nas nossas memórias.

O recorde do evento de TV ao vivo mais visto de sempre no Reino Unido também lhe pertence. Foram 31 milhões as pessoas que assistiram ao funeral através da BBC e da ITV, o que representa mais de metade da população do Reino Unido.

E esse número está ainda longe de ser atingido, mesmo em transmissões de jogos de futebol ou de notícias. Isso mesmo podemos perceber através dos números divulgados pela Press Association.

A Press Association reuniu as audiências de todos os programas/eventos transmitidos desde que está em vigor este sistema de medição de ratings, que foi a 1 de agosto de 1981. Se fosse dias antes (29 de julho de 1981) estaria incluído o casamento do príncipe Carlos e Diana. Estimativas dizem que foi visto por 22 milhões de britânicos.

Ainda assim número inferior ao atingido no dia do funeral de ‘Lady Di’.

Em segundo lugar está a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, com 24,6 milhões de telespectadores, e em terceiro a respetiva cerimónia de abertura, com 24,4 milhões.

O único evento real na lista é o casamento dos Duques de Cambridge, em 2011, que foi visto por 18,7 milhões de pessoas (só no Reino Unido, realce-se). O casamento do príncipe Eduardo e de Sophie, em 1999, atraiu uma audiência de 14,8 milhões. Já Carlos e Camilla só tiveram 7,4 milhões a ver o enlace, em abril de 2005, pela televisão.

No resto do top 10 encontram-se vários jogos de futebol, incluindo a partida entre Portugal e Inglaterra no Euro 2004 (com uma vitória nossa).

Esta lista não inclui programas pré-gravados feitos especificamente para TV, como comédia e drama.

O funeral da Princesa Diana foi também a maior transmissão externa alguma vez montada pela BBC. Cerca de 100 câmaras foram espalhadas por Londres, juntamente com outras 22 unidades ao redor do Reino Unido.

A BBC alimentou, com as suas imagens ao vivo, as emissões de 45 países, além de ter transmitido para outras 142 outras nações através do canal BBC World.

Os ratings enormes na Grã-Bretanha foram em parte uma consequência do funeral ter sido transmitido ao vivo simultaneamente na BBC1 e ITV, com BBC2, Channel Five e Sky também a mostrar parte do evento.

Conde Spencer, Príncipe William, príncipe Harry, príncipe Carlos no funeral princesa Diana