Televisão

Filomena Cautela abre o jogo sobre o Festival da Eurovisão 2018

Foi a responsável por fazer reportagens na ‘green room’ (sala onde ficam os artistas) do Festival da Canção deste ano, foi a porta-voz do júri de Portugal na Eurovisão (ESC) em Kiev e quando a RTP fez a sua primeira conferência de imprensa sobre a próxima edição do ESC, Filomena Cautela foi a cicerone.

Desde que Salvador Sobral venceu o certame europeu, dando assim a oportunidade de Portugal receber a Eurovisão, os fãs começaram a apontar nomes de potenciais apresentadores. E como essa escolha, assim como a sugestão do local para acolher o evento, é das poucas coisas que cabe à televisão anfitriã, pois podemos dizer que pelo menos já temos um nome nacional à frente do ESC 2018.

E esse nome é Filomena Cautela, desde logo apontado pelos fãs como provável escolha para ficar na ‘green room’. Foi a própria que o ‘anunciou’, ainda que não de forma explícita, no Instagram.

A apresentadora de ‘5 Para a Meia-Noite’ falava aos seus seguidores sobre a sua rentrée televisiva.

“Bom dia! A experimentar penteados para o regresso de dia 14, e este é a 1a opção…que dizem?”, perguntou, esta quarta-feira, brincando com o facto de estar despenteada na foto.

E logo se percebe que projetos televisivos vai ter em mãos devido aos hashtags que utilizou: “#5MEIANOITE #election #eurovision2018”.

Houve uma seguidora mais atenta que reparou nisso mesmo. “Essa hashtag… #eurovision2018 ?”.

De facto Filomena tem sido uma das principais caras do canal público desde que tomou as rédeas, a solo, do ‘5 Para a Meia-Noite’, há já dois anos. Portanto já seria de esperar que fosse uma das eleitas pela RTP para desempenhar um papel no maior evento do ano.

A apresentação, propriamente dita, do Festival deverá ser ‘entregue’ a Catarina Furtado. Isto porque a RTP sugere nomes, mas o aval final é da organização (EBU) que normalmente opta pelas maiores estrelas televisivas do país e do canal. Mas isso não se saberá assim tão cedo.

O Festival Eurovisão da Canção 2018 vai ser nos dias 8, 10 e 12 de maio, na Meo Arena, no Parque das Nações, em Lisboa.

Quanto ao Festival RTP da Canção, que seleciona o concorrente português, vai acontecer a 4 de março em Guimarães. Haverá 20 canções a concurso, sendo que duas serão de jovens talentos. Neste caso, as candidaturas estão abertas até 15 de setembro.