Cultura

Festival Lumina regressa a Cascais para dar luz

De 22 a 24 de setembro, Cascais ilumina-se de novo com mais uma edição do LUMINA Festival da Luz. Evento cultural único em Portugal, o Lumina apresenta o trabalho de 40 artistas nacionais e internacionais que utilizam a luz como forma de expressão.

Sob o tema Natureza, cerca de 20 obras recriam o espaço urbano da vila com espetáculos e performances de luz e cor, projeções multimédia e instalações interativas que proporcionam momentos únicos de descoberta para serem vividos em família e entre amigos.

Nacionais e também oriundos de países como Alemanha, Bélgica, Eslovénia, França, Hungria, Israel, Nova Zelândia, Polónia e Reino Unido, os artistas aceitaram o desafio de OCUBO (criação e produção) e Câmara Municipal de Cascais (investimento e co-produção), com o apoio de Embaixadas e privados, para criar as suas obras de luz, este ano em homenagem à Natureza.

Ao todo são 20 obras num percurso que se estende por toda a vila, entre a estação de comboios de Cascais Baía de Cascais, Parque Marechal Carmona e Marina.

Destaque para a obra “No one left behind”, experiência luminosa que aborda o Programa ODS 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU, assente numa agenda com 17 objetivos que visam transformar o mundo.

Cascais será, assim, um dos primeiros municípios a integrar uma política local de ODS 2030, com vista não só a reduzir as desigualdades mas também a contribuir para o desenvolvimento sustentável de outras cidades em todo o mundo.

A mensagem desta experiência luminosa “ninguém fica para trás”, reflete o desejo de abranger todas as pessoas e comunidades neste programa central, demonstrando o reforço do investimento nas pessoas e no seu potencial construtivo.

Com entrada livre o Lumina traz a Cascais anualmente mais de 400 mil pessoas, para assistirem a momentos culturais inesquecíveis e surpreendentes. Considerado pelo The Guardian um dos 10 melhores Festivais de Luz da Europa, realça o património histórico e urbano através de um percurso pelas ruas de Cascais.

Fotos: Facebook