Televisão

Estas são as sete aldeias maravilhas de Portugal

Catorze localidades concorriam à votação que estava a ser efetuada telefonicamente desde o domingo passado e que visava distinguir as 7 Maravilhas de Portugal na categoria de aldeias.

Estas eram as localidades finalistas: Castelo Rodrigo e Podence (Aldeias Autênticas); Azenhas do Mar e Fajã dos Cubres (Aldeias do Mar); Monsanto e Monsaraz (Aldeias Monumento); Lindoso e Rio de Onor (Aldeias em Áreas Protegidas); Piódão e Castro Laboreiro (Aldeias Remotas); Dornes e Santa Clara-a-Velha (Aldeia Ribeirinha) e Paderne e Sistelo (Aldeias Rurais).

E os resultados, divulgados na gala final do programa da RTP1 este domingo à noite, determinaram a eleição de Dornes, Sistelo, Fajã dos Cubres, Piódão, Castelo Rodrigo, Monsaraz e Rio de Onor.

A cerimónia, apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato, decorreu em Piódão.

Ana Bacalhau, Áurea, Lúcia Moniz, Os Azeitonas e o mentor musical Tatanka subiram ao palco da Gala Final das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias com uma música inédita: a Canção da Aldeia.

Fernando Pimenta (campeão do mundo em canoagem, K1 5000) e Inês Henriques (campeão de 50 km marcha) marcaram presença na gala.

O canoísta entregou o prémio para a aldeia Remotas, enquanto a atleta estava encarregue de dar o galardão à aldeia Monumento.

Fernando Pimenta e Inês Henriques na gala final

Além dos dois campeões do mundo, estiveram em Piódão a bombeira Regina Neves (da corporação de Coja, Arganil) que entregou o troféu à aldeia Rural mais votada; Bernard Weber (fundador da New 7 Wonders Foundation) a quem coube distinguir a aldeia Ribeirinha e os membros do governo Ana Paula Vitorino (ministra do Mar), Eduardo Cabrita (ministro adjunto) e João Pedro Matos Fernandes (ministro do Ambiente). Os governantes entregaram os troféus, respetivamente, às aldeias do Mar, Autêntica e Áreas Protegidas.