Off the record

Claudia Schiffer e a certeza de que há valores intemporais

Descoberta em 1987, quando tinha 17 anos, numa discoteca de Düssedorf, na Alemanha, o país natal, depressa se tornou uma modelo de sucesso. E, passados trinta 30 anos, Claudia Schiffer ainda é uma referência na moda mundial.

E, se dúvidas existissem, a prova foi dada no passado fim de semana, em Milão, onde a top model dos anos 90 voltou à passerelle para fechar o desfile da Versace na Semana de Moda italiana, em homenagem ao amigo e estilista Gianni – assassinado há vinte anos – e também apresentou o livro que marca os seus 30 anos de carreira.

Ao lado das colegas de outrora, Cindy Crawford, Naomi Campbell, Helena Christensen e Carla Bruna, Claudia fez recordar os tempos áureos, mas foi no dia seguinte que sentiu o carinho do público quando chegou à via Montenapoleone para a apresentação do livro da Rizzoli que reúne as melhores imagens do seu percurso profissional.

Claudia Schiffer

Aos 47 anos, a eterna ‘it girl’ fez parar, literalmente, o trânsito na famosa artéria onde se localiza a sede da Versace, onde se realizou o evento em sua homenagem, concentrando muitos famosos que a veneram.

No regresso a casa, com passagem por Paris, Claudia Schiffer reconheceu que foi “bonita e emocionante a viagem a Milão”, agradecendo a todos os que a ela se juntaram para a celebração do 30.°aniversário como manequim.

A loira foi a primeira modelo a aparecer nas capas da “Vanity Fair”, “Rolling Stone” e “The New York Times”, bem como em anúncios publicitários da Pepsi, Citroën e Dom Pérignon, tendo sido numa campanha da Guess, em 1989, que conquistou o mundo.

Claudia Schiffer

No livro dos recordes do Guiness, o seu nome surge associado ao maior número de capas de revistas que protagonizou em todo o mundo e, na memória de muitos, está o dia em que aterrou no Porto como estrela de cartaz na primeira edição do Portugal Fashion, em 1995.

Ainda no auge, em 1992, teve um curto ‘affair’ com Axl Rose da banda Guns N’Roses e namorou com o mágico David Copperfield, de que esteve noiva. No entanto, a estabilidade chegou em 2002 quando se casou com o realizador Matthew Vaughn, de quem tem três filhos: Caspar, de 14 anos, Clementine, de 12, e Cosima, de 7 anos.

Claudia Schiffer com o marido e os filhos