Cultura

Cinema: Estreias de 14 de Setembro

Assassino Americano
Sinopse: Stan Hurley, agente das operações clandestinas da CIA e veterano da Guerra Fria, recebe a tarefa mais complexa da sua carreira quando lhe ordenam que treine Mitch Rapp, um antigo soldado das forças especiais psicologicamente devastado após a morte da noiva. Os dois recebem ordens da directora-adjunta Irene Kennedy para investigar a onda de ataques aparentemente aleatórios a alvos militares e civis e acabam por descobrir um padrão nos atos de violência cometidos. A descoberta leva-os a uma missão conjunta com a mortífera agente turca Annika, a fim de impedirem que um misterioso agente dê início a uma nova guerra no Médio Oriente.

Atores: Dylan O’Brien, Michael Keaton, Taylor Kitsch, Scott Adkins, Sanaa Lathan, David Suchet, Shiva Negar, Sydney White

Realizador: Michael Cuesta

Veja o trailer:

6 Dias
Sinopse: Em abril de 1980, um grupo de homens armados tomou de assalto a embaixada iraniana em Londres e fez reféns as pessoas que se encontravam no local. Ao longo de seis dias, teve lugar um tenso frente-a-frente, enquanto uma equipa de soldados de elite das SAS se preparava para um tipo de raide nunca antes visto.

Atores: Mark Strong, Jamie Bell, Abbie Cornish, Emun Elliott, Martin Shaw, Xavier Horan, Ryan O’Kane, Simon Elrahi

Realizador: Toa Fraser

Veja o trailer:

Detroit
Sinopse: Um raide da polícia na cidade de Detroit, em 1967, desencadeia um dos maiores motins da história dos Estados Unidos.

Atores: John Boyega, Will Poulter, Hannah Murray, Kaitlyn Dever, Jack Reynor, Anthony Mackie, John Krasinski, Jeremy Strong, Jacob Latimore, Joseph David-Jones, Ben O’Toole, Algee Smith, Jason Mitchell, Tyler James Williams, Laz Alonso, Chris Chalk, Leon G. Thomas III, Malcolm David Kelley, Ephraim Sykes, Peyton ‘Alex’ Smith, Nathan Davis Jr., Mason Alban, JJ Batteast

Realizador: Kathryn Bigelow

Veja o trailer:

First Kill: Caça ao Homem
Sinopse: Um corretor de Wall Street é obrigado a fugir de um chefe de polícia que investiga o assalto a um banco enquanto tenta recuperar o dinheiro roubado em troca da vida do seu filho.

Atores: Bruce Willis, Hayden Christensen, Gethin Anthony, Heather Johansen, William DeMeo, Tyler Jon Olson, Charlotte Kirk, Brian Wolfman Black Bowman, Magi Avila, Tamara Belous, Chelsea Mee, Shea Buckner, Megan Leonard, Jim Gloyd, Jesse Pruett

Realizador: Steven C. Miller

Veja o trailer:

It
Sinopse: Numa pequena cidade no Maine, sete crianças conhecidas como O Clube dos Falhados enfrenta os problemas, os valentões e um monstro que toma a forma de um palhaço chamado Pennywise.

Atores: Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Jeremy Ray Taylor, Sophia Lillis, Jack Grazer, Chosen Jacobs, Finn Wolfhard, Wyatt Oleff, Nicholas Hamilton, Steven Williams, Javier Botet, Owen Teague, Megan Charpentier, Jackson Robert Scott

Realizador: Andy Muschietti

Veja o trailer:

Reviver o Passado em Montauk
Sinopse: O autor Max Zorn, agora com 60 e muitos anos, está numa digressão promocional em Nova Iorque quando se reencontra com a mulher que nunca conseguiu esquecer.

Atores: Stellan Skarsgård, Nina Hoss, Bronagh Gallagher, Niels Arestrup

Realizador: Volker Schlöndorff

Veja o trailer:

The Bad Batch – Terra Sem Lei
Sinopse: Num local desértico no Texas, uma comunidade de proscritos está entregue a si própria e um canibal musculado quebra uma regra importante: nunca brincar com a comida.

Atores: Suki Waterhouse, Keanu Reeves, Jason Momoa, Jim Carrey, Giovanni Ribisi, Diego Luna, Emily Roya O’Brien, Jayne Trcka, Yolonda Ross, Joseph Aviel, Almayvonne, E.R. Ruiz, Valiant Michael, Rae Sunshine Lee

Realizador: Ana Lily Amirpour

Veja o trailer:

Um Rico Sovina
Sinopse: François Gautier é um sovina que tem objetivo na vida gastar o menos possível. Um belo dia apaixona-se e descobre que tem uma filha. Forçado a mentir para esconder o seu terrível defeito, François vê-se envolvido num monte de problemas. Porque a mentira pode sair cara. Muito cara…

Atores: Dany Boon, Laurence Arné, Noémie Schmidt, Patrick Ridremont

Realizador: Fred Cavayé

Veja o trailer:

Arranha-Céus
Sinopse: “High-Rise” é a história de Robert Laing, um jovem médico que, em 1975, pouco tempo antes da subida de Margaret Thatcher ao poder, se muda para o novo arranha-céus desenhado pelo arquiteto visionário Anthony Royal. Seduzido pelo luxo e tecnologia de ponta que o novo edifício oferece, Laing tem esperança em conseguir começar uma nova vida. A Torre Elysuym oferece aos seus inquilinos todas as comodidades da vida moderna, mas também os isola do mundo exterior.

Atores: Tom Hiddleston, Sienna Miller, Jeremy Irons, Luke Evans, Elisabeth Moss, Reece Shearsmith, Peter Ferdinando, Daniel Renton Skinner, James Purefoy

Realizador: Ben Wheatley

Veja o trailer:

3 Novas Curtas Portuguesas
Sinopse: ‘Cidade Pequena’, de Diogo Costa Amarante (PORTUGAL – 2016 – 19′). Um dia Frederico aprende na escola que as pessoas têm cabeça, tronco e membros, e que se o coração pára as pessoas morrem. Nessa noite, ele não consegue dormir. Acorda a mãe a meio da noite e diz-lhe que lhe dói o peito. Urso de Ouro no Festival de Berlim.

‘Coelho Mau’, de Carlos Conceição (PORTUGAL/FRANÇA- 2017- 30′). Rapaz tímido domina o amante da mãe. A beleza e o horror trocam carícias. Deuses adolescentes desafiam morais convencionais. A morte prostitui-se vestida de criança.

‘Farpões Baldios’, de Marta Mateus (PORTUGAL – 2017 – 25′). No final do século XIX, os trabalhadores rurais em Portugal iniciaram uma corajosa luta por melhores condições de trabalho. Depois de gerações de miséria e fome, a Revolução de Abril semeou a promessa de uma Reforma Agrária. Na região do Alentejo, estes camponeses ocuparam grandes propriedades onde antes eram submetidos ao poder dos seus patrões.

Realizadores: Diogo Costa Amarante, Carlos Conceição, Marta Mateus

Veja o trailer: