Atualidade

Brasil em choque com decisão que equipara homossexualidade a doença

A Justiça Federal do Distrito Federal autorizou os psicólogos a tratarem gays e lésbicas como doentes, podendo fazer terapias de “reversão sexual”, sem sofrerem qualquer tipo de censura por parte dos conselhos da classe profissional.

A decisão, do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, é liminar [quando o juiz decide no início do processo] e acata parcialmente o pedido de uma ação popular.

Este tipo de tratamento é proibido desde 1999 por uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, que já disse que vai recorrer da decisão, anunciada na sexta-feira.

Pois o Brasil, com figuras públicas incluídas, já mostrou o seu repúdio e choque por esta decisão judicial.

“É Brasilzão, a gente tentando ser forte, ser otimista, com inúmeras pendências que caberiam a uma administração decente resolver, e aí me resolvem dizer que homosexualidade é doença. Doentes são aqueles que acreditam nesse grande absurdo. Pessoas, pensem sobre o que é esse equívoco , absorvam a coragem e a luta dos homossexuais e apliquem às suas mofadas e inertes vidas. Tentem que vcs talvez possam ser felizes tb #respeito”, escreveu a cantora Ivete Sangalo no Instagram.

Daniela Mercury, que é casada com a sua agente, reagiu partilhando vídeos de outras figuras públicas a falar sobre o assunto, entre as quais a atriz Taís Araújo. Esta alerta para o facto desta decisão levar à homofobia.

A atriz Deborah Secco comentou no seu Instagram: “Que tempos estranhos. Como será o coração de quem acredita que o amor é uma doença. Por corações mais cheios de afeto e com menos espinhos” e publicou uma imagem de um coração cheio de espinhos.

“Em caso de preconceito, trate-se”, disse apenas a atriz Camila Pitanga, usando assim a mensagem que mais predomina nas redes sociais.

Preta Gil, assumidamente bissexual, ficou de tal forma abalada que fez um vídeo a perguntar, em jeito de ironia, a um amigo gay e a uma amiga lésbica se tinham remédios para tratar a doença.

“Como é que se cura um ser humano de amar outro?”, questionou a cantora e apresentadora, filha do músico Gilberto Gil.

Também a cantora Anitta, com uma vasta legião de fãs LGBT, fez um vídeo onde se diz “solidária” com o seu público e amigos.

“O Brasil se devastando e as autoridades preocupadas com quem queremos nos relacionar. Isso precisa acabar. Deus, cure a doença da cabeça do ser humano que não enxerga os verdadeiros problemas de uma nação. Pais, não obriguem seus filhos a procurarem cura pra uma doença que não existe, baseados neste facto político. Essa busca interminável sim pode deixá-los realmente doentes”, comentou ainda.

Há ainda quem refira o retrocesso no país que, durante décadas tentou lutar contra o preconceito e agora vê tudo cair por terra com uma decisão judicial.

Veja algumas das reações a este tema que têm ‘inundado’ as redes sociais:

Fotos: Instagram