Atualidade

Anúncio oficial: Príncipe Henrik da Dinamarca sofre de demência

A Casa Real dinamarquesa anunciou através de um comunicado, que o príncipe , de 83 anos, marido da rainha Margarida II da Dinamarca, foi diagnosticado com demência.

“Após um longo acompanhamento e ultimamente de uma série de exames médicos realizados no final de agosto, os especialistas do Rigshospitalet concluíram que sua alteza real, o Príncipe Henrik, sofre demência”, explica o anúncio oficial.

A doença levará a uma redução da sua atividade pública, o que já vem a acontecer desde que se aposentou há um ano e meio. “O desejo da rainha e da família real é que o príncipe tenha a tranquilidade que a situação exige”, conclui o comunicado.

O príncipe, que é pai de Frederico, de 49 anos, herdeiro da coroa, e de Joaquim, 48, esteve recentemente no centro de uma controvérsia, quando anunciou que não queria ser enterrado com a sua esposa no panteão real da catedral de Roskilde, na ilha de Zelândia no leste da Dinamarca.

“A minha mulher não me deu o respeito que uma mulher normal deve dar ao seu cônjuge. Falhei”, afirmou na altura Henrik, numa entrevista à revista Se og Hor, acusando a rainha por nunca lhe ter atribuído o título de rei. Tal como outros países europeus a Casa Real dinamarquesa não outorga o título de rei ao marido da rainha, somente o de príncipe consorte, um papel em que Henrik não se sentia feliz.