Saúde & bem-estar

Usar emojis em emails revela muito da sua pessoa

Especialmente num ambiente profissional. Usar uma carinha feliz em emails de trabalho para parecer mais simpático pode provocar um efeito indesejado, sugere um estudo divulgado recentemente na revista ‘Social Psychological and Personality Science’.

A pesquisa, com o sugestivo título ‘The Dark Side of a Smiley’ (O Lado Escuro do Smiley/Cara Sorridente, na tradução em português), descobriu que emojis (figurinhas usadas para representar emoções, ações ou objetos) como os smileys (rostos sorridentes, como :)) dão a impressão de que a pessoa que escreveu o e-mail é pouco competente.

Embora sorrisos numa conversa cara-a-cara comuniquem segurança e empatia, os pesquisadores descobriram que as carinhas felizes num texto digital que deveria ser formal poderia tornar o leitor menos propenso a partilhar informações em sua resposta.

“As nossas descobertas fornecem as primeiras evidências de que, ao contrário dos sorrisos reais, smileys aumentam apenas marginalmente as perceções de simpatia e, mais do que isso, diminuem as perceções de competência”, afirma em comunicado uma das autoras do estudo, Ella Glikson, da Universidade de Ben-Gurion do Neguev. “Em e-mails de negócios formais, um smiley não é um sorriso.”

A pesquisa consistiu em três experiências, que foram realizadas com 549 pessoas de 29 países.

Na primeira, os participantes tiveram de ler um e-mail de trabalho anónimo e depois avaliar a pessoa para quem eles imaginavam ter mandado a mensagem com base na sua competência. Em geral, as mensagens sem smileys receberam mais avaliações positivas e levaram os participantes a acreditar que o remetente era mais competente do que os mesmos emails com as figurinhas.

No segundo experimento, os pesquisadores pediram às pessoas que respondessem aos emails. Os participantes incluíram informações mais detalhadas nas suas mensagens ao responderem a emails sem carinhas felizes.

“A partilha de informações foi significativamente menor para [as mensagens com] smileys do que para [as mensagens] controle”, escrevem os autores no estudo, sugerindo que o uso de figurinhas em emails poderia dificultar a comunicação no local de trabalho.

O uso de carinhas em mensagens formais também teve um efeito sobre a perceção do género do remetente.

A terceira experiência consistiu em pedir aos participantes que identificassem o género das pessoas que eles pensavam ter enviado o email.

Os pesquisadores perceberam que os participantes eram mais propensos a achar que mensagens com smileys eram enviadas por mulheres do que por homens – no entanto, essa suposição não influenciou os níveis percebidos de simpatia ou competência, ressaltam os cientistas.

Para evitar uma primeira impressão má, o conselho é o mesmo para todos, afirmou Glikson. “Nas interações iniciais, é melhor evitar o uso de smileys, independentemente da idade ou do género”, disse a pesquisadora.