As dicas da Merche

Termine o verão com uma pele bonita e bronzeado intocável

Para muitas pessoas o final de agosto é sinónimo de fim de férias, para outras só agora é que começa o período de descanso.

Qualquer que seja a sua situação, saiba que pode continuar bronzeada dias depois de ir à praia. Basta cumprir uns certos rituais, que também servem para deixar a pele bonita. Até porque demasiado tempo ao sol deixa sempre as suas mazelas.

Uma das dicas que aqui falamos foi dada por Victoria Beckham, ou melhor pelo dermatologista da estilista. Trata-se de um ritual que deve ser cumprido o ano todo. “Deves comer salmão todos os dias. No pequeno-almoço, no almoço ou no jantar, mas deves comê-lo todos os dias”, disse-lhe o especialista.

Claro que não é realista comermos salmão todos os dias, mas pelo menos podemos inclui-lo nas refeições pós-exposição ao sol.

O salmão é um dos superalimentos recomendado após as férias, quando é necessário reparar a pele danificada e inflamada pelos radicais livres gerados pelo sol. Contém axantina e ácidos gordurosos por isso é também alimentação para a pele, no sentido em que é anti envelhecimento, melhora a luminosidade e a firmeza e ajuda a reparar a pele.

Tenha em mente que uma pele bronzeada é uma pele exposta ao sol e, portanto, mesmo que tenha sido devidamente protegida, tende a ficar mais desidratada e enfraquecida.

A água quente desidrata a pele, por isso opte por chuveiros revigorantes, revitalizantes e com água fria. Assim não só se evita a desidratação da pele como se prolonga mais o bronzeado. E prefira os cremes ou óleos ao sabonete e gel.

Se usou loções aftersun (depois do sol) durante os dias de praia e depois, consegue estar morena durante mais tempo. É que o produto recupera o dano celular causado pelo sol, impede a pele de descascar e torna o bronzeado muito mais duradouro.

Também pode usar, durante o dia, hidratantes com aloé vera e óleo de rosa mosqueta para evitar que a pele fique sente. É o que faz Jennifer Aniston, depois de apanhar sol. Se bem que no caso da atriz, ela vai buscar o aloé vera diretamente da planta que tem no seu jardim.

Durante a noite é aconselhável colocar cremes reparadores antioxidantes enriquecidos com vitaminas E e C para nutrir a pele.

Está provado que a vitamina C minimiza os danos que o sol e os radicais livres geram nas células da pele, além de combater os danos causados pelo sol e evitar as manchas.

Ao usarmos protetores solares diariamente, temos de aumentar a frequência da esfoliação, uma vez que aqueles não são facilmente removidos da pele e é necessário oxigenar os poros depois de os cobrirmos durante horas.

É assim necessário esfoliar a pele no verão, pelo menos, duas vezes por semana e com produtos de base oleosa (preferencialmente de ação enzimática e não mecânica) que limpam e nutrem a pele e eliminam os resíduos acumulados.

Além disso, o uso de esfoliantes suaves ajuda a não acabar com o bronzeado de forma brusca.

Há outra dica que qualquer uma pode concretizar em casa. Basta fazer cubos de gelo de chá verde e aplique-os com um disco ou uma faixa de algodão no rosto antes da maquilhagem para revitalizar e tonificar a pele.

Além disso, o chá verde é calmante e antioxidante pelo que ajuda a combater os danos causados pela exposição solar. E se a pele é saudável, hidratada e reparada, o bronzeado ficará mais bonito.

Quando regressar ao trabalho e já não estiver mais dias exposta ao sol, siga esta recomendação: adicione o líquido das cápsulas de vitamina A ao hidratante que usa habitualmente.

Esta vitamina melhora a suavidade e flexibilidade da pele e ajuda a combater um mal comum no início da rentrée: a aparência desidratada e escamosa da pele.

Convém é fazê-lo apenas no final do período de exposição ao sol, para evitar possíveis irritações.

O autobronzeador é igualmente um bom auxílio nesta fase. Deve ser aplicado uma a duas vezes por semana para prolongar o bronzeado. O melhor é optar pelas versões de efeito progressivo para um resultado mais natural.

E não se esqueça de incluir os frutos secos, como as nozes, na sua dieta pós-verão. É que tomados em pequenas porções diárias (não exagere, pois são calóricos) ajudam a estimular a melanina. Basta, por exemplo, 30 gramas de pistachios. E falando em alimentação, as cenouras, os tomates, os melões e os pêssegos também têm o mesmo efeito.