Lifestyle

Estes são os melhores sítios para acampar em Portugal

De norte a sul do país há vários locais onde pode fazer campismo. Com tendas, bungalows, caravanas, pouco ou mais sofisticados, são vários os locais onde pode ficar a dormir e ‘turistar’.

Muitos têm piscina ao lado e outros tantos funcionam todo o ano.

Mas estes são os melhores sítios para acampar em Portugal:
Parque de Campismo da Cerdeira
Rodeado da riquíssima flora do Gerês, o Parque de Campismo de Cerdeira é uma referência em todo o país. É possível acampar em tendas, caravanas, camaratas e bungalows. Proporciona actividades como as caminhadas, a canoagem, BTT, passeios a cavalo, entre outros.
A funcionar há mais de duas décadas (desde 1992), dispõe de piscina, serviço de lavandaria, campos de ténis e futebol, minigolfe, supermercado, restaurante e wi-fi gratuito.

Vidoeiro Gerês Camping Kitur
Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Vidoeiro Gerês Camping é indicado para quem gosta de apreciar uma bonita paisagem. Além disso, fica perto das margens do rio Gerês, que permite uns banhos refrescantes. O parque tem 30 000 m2 e capacidade para 400 pessoas. O alojamento é feito em mobile home, bungalows, hostel, autocaravanas, caravanas e tendas
Para o conforto dos visitantes apresenta chuveiros com água quente, mini-mercado, grelhadores, snack-bar, máquina de lavar roupa, wifi gratuito.

Parque de Campismo de Celorico de Basto
No distrito de Braga, a poucos metros do centro de Celorico de Basto, este parque de 4100 metros com capacidade máxima de 360 pessoas permite acampar, estacionar a caravana ou ficar num dos apartamentos – bungalows, com sala, casa de banho, quarto, cozinha e jardim privado, equipados com TV por cabo e máquina de lavar a loiça. Ao nível dos serviços, oferece parque de merendas, mini-mercado, lavandaria, salas de convívio, balneários, sala de jogos e parque infantil.

Parque de Campismo Cepo Verde
Numa montanha arborizada com diferentes espécies, onde a natureza é rainha e senhora, no Parque Natural do Montesinho, um dos maiores parques naturais do país, este local é certificado pelo ICNF como empreendimento de Turismo de Natureza e tem o selo internacional de qualidade ambiental Greenkey.
A funcionar desde 1993, o Cepo Verde é um templo privilegiado para a contemplação da Natureza, com diferentes percursos pedestres sinalizados, piscina, bar/restaurante, balneários, churrasqueira, pontos de água potável, parque infantil, zona de desporto com ténis de mesa e basquetebol.
A nível de alojamentos, dispõe de 40 lugares individuais amplos e com sombra, para tendas, caravanas e autocaravanas; um conjunto de 6 pequenas casas em madeira e pedra, inspiradas na arquitectura local e perfeitamente enquadradas na natureza, com WC, kitchenette e um pequeno alpendre e totalmente equipadas com eletrodomésticos (estes bungalows estão disponíveis todo o ano, ao contrário do campismo) e ainda micro cabanas rotativas ecológicas.

Camping Toca da Raposa
Numa zona muito sossegada, a dois quilómetros de Meruge, uma aldeia no concelho de Oliveira do Hospital, descobre-se este parque. Além do serviço de camping, pode-se escolher ficar instalado numa das cabanas de madeira que o parque disponibiliza, com cama de casal e um beliche, equipada com uma cozinha exterior, com mesas e cadeiras, ideal para uma refeição com a família ou os amigos numa tarde ou noite de calor. Quem não tem material de campismo, não precisa de o comprar pois pode alugar a tenda ou a caravana no local. O parque tem ainda um bar/taberna e uma piscina. Por perto é possível praticar canoagem, fazer caminhadas, passeios a cavalo e de bicicleta.

Coimbra Camping
Com uma área de 70.000 m2 e capacidade para 750 hóspedes, o Coimbra Camping é um espaço moderno e bem equipado. O alojamento é feito em bungalows, alvéolos e tendas, dotados de uma vasta oferta de serviços de apoio e de lazer, como restaurante, piscina ao ar livre, ginásio, campos de jogos e circuito de manutenção.

Parque de Campismo de Idanha-a-Nova
Perto das aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Monsanto, este parque de campismo marca a diferença pelas suas paisagens e rica cultura e história que o rodeia. Junto à barragem Marechal Carmona, proporciona ainda uma série de actividades recreativas como a pesca, a vela, o remo e a canoagem, para além das caminhadas, escaladas, percursos de reconhecimento. Tem capacidade para 2000 pessoas e além dos alvéolos para tendas, caravanas e autotendas, oferece bungalows (4 a 6 pessoas), restaurante, supermercado, lavandaria, posto médico, piscina, courts de ténis, parque infantil, sala de jogos e convívio.

Parque de Campismo das Berlengas
A pequena ilha das Berlengas, a 7 milhas do Porto de Peniche, é um dos locais mais ricos em fauna do país, sobretudo as aves autóctones e as migradoras. Razão pela qual é também um dos locais mais apetecíveis para acampar. Dado o pouco espaço existente, a reserva tem que ser feita com bastante antecedência, mas o cenário vale perfeitamente a pena. O parque de campismo tem espaço para 6 tendas de 2 pessoas, 16 tendas para 3 pessoas e 17 tendas para 4 pessoas. A reserva e pagamento devem ser feitos através do Posto de Turismo de Peniche.

Lisboa Camping & Bungalows
O pulmão de Lisboa, o parque florestal de Monsanto, oferece o prazer do contacto com a natureza, mesmo às portas da capital portuguesa. No Lisboa Camping a zona destinada ao campismo é ampla, em plena mata, e com muita sombra. Muito convidativos são também os bungalows, para 4, 5 ou 6 pessoas, totalmente equipados. Para além de uma generosa piscina, o parque propõe várias atividades, desde a prática desportiva, aos passeios a pé ou de bicicleta.

Ericeira Camping & Bungalows
Este parque situa-se a menos de dois minutos da vila piscatória da Ericeira, perto de uma das melhores praias para a prática de surf, e fica a 35 minutos de Lisboa e a 25 minutos de Sintra.
Quanto às instalações, pode optar por ficar acampado, instalar-se num bungalow (que além dos clássicos têm os “lux”, com capacidade para 4 ou 6 pessoas), ou ficar numa das “mobile home”, uma espécie de caravanas situadas numa zona com vista privilegiada. Sendo esta zona de paragem quase obrigatória para surfistas nos seus roteiros de viagem, há ainda as TeePees, construções de madeira, de teto alto e formas triangulares, inspiradas nas tendas dos índios da América do Norte, equipadas com suportes para colocar as pranchas.
O parque conta com os habituais serviços de apoio ao campismo e caravanismo, para além de zonas de desporto e lazer, restaurante e mini-mercado.

Alenquer Camping & Bungalows
A cerca de 30 quilómetros ao norte de Lisboa, o Alenquer Camping é parque de campismo e caravanismo tradicional, com os serviços normais de apoio a esta atividade (casas de banho, chuveiros de água quente, lavandaria…). Além disso tem um espaço com piscina, ideal para a diversão nos dias de Verão. Com uma área de 15.000 m2, o parque dispõe de bungalows, com capacidade para 4 pessoas, (equipados com frigorífico, termoacumulador, chapa a gás para cozinhar, loiça, roupas de cama e toalhas, casa de banho com chuveiro e uma varanda) e ainda de uma área de autocaravanas certificada pelo Clube Português de Autocaravanas. Permite animais por um preço adicional. A Sala de convívio, Bar do Além, organiza periodicamente almoços debate.

Parque de Campismo da Praia da Galé
Situado na Costa Alentejana, nas Fontainhas do Mar, perto de Melides, o Parque de Campismo da Praia da Galé, conta com 32 hectares de pinhal e tem ligação directa para a praia que lhe dá o nome.
Tem a vertente de campismo, caravanismo e alojamento em bungalows. Para além dos serviços básicos essenciais, como chuveiros de água quente, restaurante, bar, supermercado, sala de convívio, lavandaria e posto médico, conta ainda com zonas de actividades como a piscina, o parque infantil, campo de ténis e espaço livre para a prática de outros desportos. É permitida a presença de animais.
Quem visita o Parque de Campismo Praia da Galé, consegue deparar-se com um ambiente calmo e tranquilo usufruindo de campo e mar e de um clima tipicamente alentejano, quente e seco.

Parque de Campismo da Ilha do Pessegueiro
Localizado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, na Costa Vicentina, numa zona de paisagem protegida, este parque de campismo permite, na zona envolvente, a prática de diversas atividades, dos passeios pedestres aos desportos náuticos (na Praia da Ilha e na barragem de Morgavel), passando pela pesca submarina, o surf e os passeios a cavalo.
Existem espaços para o campismo tradicional, o caravanismo e ainda alojamento em apartamentos e “bungalows”. O parque tem balneários com chuveiros de água quente, um restaurante de self-service, um bar/snack-bar com esplanada, mini mercado, parque infantil e acesso à internet. Todos os apartamentos e bungalows têm cozinha equipada, casa de banho, televisão, roupas de cama e toalhas e parqueamento exterior.

Camping Milfontes
A 800 metros da bela praia de Vila Nova de Milfontes, este parque de campismo localizado num pinhal com 65 mil metros e 915 lugares, permite o acampamento em zona livre ou em alvéolo, além do aluguer de teepees, bungalows e caravanas residenciais para um maior conforto. Para aqueles que acham que acampar é sinónimo de cheiro a mar e dunas, esta é uma das melhores opções no país.

Albufeira Camping
Está a 1.5 km de um dos locais mais concorridos do Algarve, a Vila Piscatória de Albufeira e oferece serviço de campismo, caravanismo e alojamento em bungalows (com dois quartos, casa de banho com água quente, kitchenette equipada, terraço com mesas e cadeira, ar condicionado e televisão). O espaço tem ainda um rent-a-car, um posto de primeiros socorros, supermercado, restaurante, balneários, lavandaria, uma loja e um quiosque, espaço para lavagem de automóveis, esplanadas, bares, piscinas com balneários próprios, campo de ténis, campo polidesportivo, parque infantil e uma discoteca.

Camping Ria Formosa
A sua área de mais de 56000 metros, bem arborizada, dispõe de espaço para autocaravanas e caravanas, tendas, bungalows e mobile homes. Perto da praia, este parque tem o necessário para passar um fim-de-semana ou umas férias perto do campo, mas com todas as condições para se sentir confortável. Construído de raiz de modo a proporcionar o conforto e as condições necessárias aos seus visitantes, tem supermercado, restaurante, com espaço para 200 pessoas, bar com jogos, piscina, para adultos e crianças, parque infantil, campos de jogos, wi-fi grátis e muito mais.

Camping Turiscampo
Em Lagos, no Algarve, este campo está preparado para acolher quem queira acampar, alojar-se em caravanas, em bungalows (com capacidade desde 2 a 4, 5, 6/7 ou 8 pessoas, todos eles equipados com cozinha, casa de banho com duche, aquecimento, terraço e estacionamento) ou em mobile homes, que têm 2 ou 3 quartos e capacidade máxima de 8 pessoas. Quanto a actividades, a zona é propícia ao surf, a passeios de kayak, passeios de barco ou simplesmente a um dia de praia bem passado entre sol e mar. Mas há muita animação mesmo sem sair do campo. Aulas de aeróbica, aquagym, Tai-Chi, futebol, basquetebol, voleibol e ténis de mesa são alguns exemplos. A animação nocturna completa a programação com espectáculos de Flamenco, música brasileira, jazz e ainda o espaço da discoteca, também no parque.

Zmar
No Zmar os chalés são em madeira, com alpendre e capacidade máxima para seis pessoas. Todas as habitações estão equipadas com painéis solares e o ar circula livremente, minimizando o uso de ar condicionado. Desta forma, todos os chalés têm sombra natural no verão e uma temperatura agradável no inverno. Para além de amigos do ambiente também aceitam animais domésticos mediante o pagamento de uma taxa extra.

Natura Glamping
O turismo de Natureza tem vindo a evoluir para proporcionar experiências cada vez mais ecológicas e um contacto próximo e inesquecível com os elementos. O glamping (que é como quem diz, o campismo com o glamour e conforto de hotelaria) é uma das novas expressões desse tipo de turismo, muito bem exemplificado no Natura Glamping.

Situado na serra da Gardunha, local de rica fauna e flora, perto de tantos marcos, como as aldeias históricas, a arte rupestre ou o Rio Zêzere, ambientalmente sustentável, este parque permite um regresso à natureza em condições de conforto e sofisticação únicas. Os seus 6 domos geodésicos estão equipados com casa de banho com hidromassagem, área de jantar com chaleira, TV, wi-fi gratuita, ar condicionado, varanda e terraço.

A localização a mais de 925 m de altitude garante uma vista impressionante em qualquer altura do ano, inclusive no Inverno, quando um manto branco cobre tudo para aqueles lados.

Eco Lodge Brejeira
Nos tempos recentes, glampings pode dizer-se que há muitos (cada vez mais), mas não há como o Eco-lodge Brejeira. Aqui acampa-se com glamour e conforto, mas com a sensação de paragens mais exóticas. Perto de Silves, este retiro propõe a apreciação da Natureza e de dias mais simples em alojamentos diferentes. Há o Yurt, uma tenda mongol, circular, aninhada num canto confortável, de paredes redondas e tecto aberto para contar as estrelas do céu algarvio (são tantas e vêm-se tão bem por aqui!). Tem cama de casal e sofá e, nos dias mais frios, fogão a lenha, para além da varanda com chaise longue e da casa de banho privativa.

Há a roulote cigana, rodeada de arbustos de medronho, tão típica do Algarve. Tem vista para a Serra de Monchique, sala de estar e cozinha, forno a lenha e chuveiro com vista para a natureza.

Por fim, há também a carrinha dos bombeiros alemã, transformada numa caravana com cozinha, sala de estar e cama de casal. Para aqueles que quiserem mais privacidade, entre Maio e Outubro é possível pedir que a carrinha seja conduzida para um local mais abrigado dentro do parque.