Atualidade

Saiba como prevenir a impotência sexual

Os resultados de pesquisas sobre a impotência sexual revelam que mais de 40 por cento dos homens enfrentam essa condição médica, seja ou não de forma recorrente. Dos homens pesquisados, 56% deles apresentavam problemas de hipertensão, 19% eram diabéticos, 13% possuíam colesterol alto e 12% eram portadores de problemas cardíacos.

Como disfunção erétil entendemos a incapacidade de manter a ereção que possibilite a penetração e a relação sexual satisfatória. Médicos urologistas afirmam que não existe uma causa ou um tratamento específico padrão para tratar a impotência. O tratamento exige uma análise completa do paciente, já que se trata de um problema que atinge homens nas mais variadas condições e idades.

Contudo, mesmo com esse receio – ou exatamente por causa dele – mais de metade dos homens não costumam ir com frequência ao urologista. Embora o medo seja real, as medidas para prevenir a impotência ainda ficam relegadas para segundo plano.

A melhor maneira de prevenir a disfunção erétil é alterar os hábitos de vida, mantendo uma boa condição física e emocional, cuidando mais da saúde física e mental. Entre os métodos preventivos, podemos destacar os mais variados.

. Mudar os hábitos sociais

O vício de fumar provoca graves problemas orgânicos, entre os quais está a redução do fluxo sanguíneo na região peniana, impedindo que o homem mantenha uma ereção completa e normal. Ao abandonar o vício do tabaco, o homem não apenas atrasa como pode evitar totalmente o problema de disfunção erétil, trazendo ainda outros benefícios para sua saúde de forma geral.

Outro hábito social que provoca impotência é o uso de bebidas alcoólicas. Quando consumido em excesso, o álcool provoca momentaneamente impotência, que é suprimida quando o homem retorna às suas capacidades normais. No entanto, convém atentar para o fato de que, quando consumido de forma frequente, o álcool provoca a impotência em longo prazo.

. Controlo emocional

Ainda que a maior parte das pessoas tenha uma vida profissional e social agitada, com muita pressão, principalmente no trabalho, o equilíbrio emocional é de extrema importância para evitar a impotência sexual. Quando o homem sofre altos níveis de ansiedade, de stress ou de preocupações pode não conseguir manter a ereção.

Homens que sofrem de depressão também apresentam tendência a sofrer impotência sexual, não apenas como resultado da medicação, mas também pelos próprios efeitos da depressão no respetivo sistema nervoso.

Para manter o equilíbrio emocional, o homem deve procurar ter uma vida equilibrada, encarando os desafios com mais racionalismo. Quando não consegue manter essa condição normalmente, a melhor solução passa por procurar uma terapia psicológica para que consiga recuperar seu equilíbrio, adotando também atividades relaxantes para a mente.

. Cuidados com a saúde

Doenças oportunistas, como a hipertensão e o colesterol elevado, apresentam-se como fatores importantes para a impotência masculina e podem ser evitadas desde que o homem tenha cuidados com sua saúde.

Mantendo uma dieta alimentar equilibrada, procurando alimentos com maior qualidade nutritiva e evitando excesso de gorduras e comidas industrializadas ou fast-foods, o homem consegue evitar problemas de colesterol ou outros de origem cardíaca. Prescindir na alimentação de carnes gordas e fritos com excesso de sal também ajuda a evitar problemas que provoquem a impotência.

A prática de exercício físico de forma regular ajuda a manter o corpo mais saudável, aumentando a circulação sanguínea e evitando dificuldades de irrigação na região genital, elevando ainda as condições de manter a ereção durante as relações sexuais.

. Hábitos nocivos e medicamentos

Alguns medicamentos podem interferir nos impulsos nervosos e no fluxo sanguíneo da região peniana, como são os casos dos antidepressivos, vasodilatadores e ansiolíticos. Havendo problemas de disfunção em consequência desses medicamentos, o homem deve consultar o seu médico, encontrando alternativas que melhorem suas funções sexuais.
Além, disso, drogas estimulantes, como haxixe, cocaína e heroína também são grandes causadoras de disfunção erétil, devendo ser evitadas ao máximo, mesmo de maneira esporádica.

. Dicas específicas para prevenir a disfunção erétil

Para evitar a disfunção erétil e prevenir situações que possam provocar a impotência, o homem deve seguir algumas regras básicas para melhorar a sua saúde e a condição física também. Acompanhe então estas dicas para prevenir a disfunção erétil, mantendo uma vida sexual saudável:

1. – Pratique exercício físico regularmente.
Estabelecendo uma frequência de exercícios físicos, o organismo elimina as condições que possam possibilitar o desenvolvimento da impotência masculina. Pelo menos três vezes por semana, o homem deve praticar alguma atividade física, seja uma corrida, uma caminhada ou mesmo frequentando um ginásio.

2. – Mantenha o peso normal.
A obesidade, de uma forma geral, cria condições para a disfunção erétil. Mantendo o peso nos níveis ideais, evitando o excesso de gordura na alimentação, o sistema orgânico irá reagir melhor às necessidades físicas e biológicas, evitando problemas de impotência sexual.

3. – Evite o fumo.
O cigarro é um dos principais causadores de disfunção erétil, pois o tabaco afeta o fluxo sanguíneo em todo o organismo, principalmente na região peniana, além de prejudicar os sinais cerebrais. Evitando o fumo, o homem garante maior saúde para a sua vida sexual.

4. – Não abuse do álcool.
Beber socialmente é um hábito social que dificilmente poderá ser evitado. Contudo, o uso excessivo de bebidas alcoólicas oferece maiores condições para a disfunção erétil. A longo prazo, o uso de bebidas alcoólicas irá provocar impotência sexual, além de outros graves problemas orgânicos.

5. – Mantenha uma dieta equilibrada.
A dieta equilibrada, com todos os nutrientes necessários, evitando gorduras e sal em excesso, irá manter o correto funcionamento do organismo, evitando problemas que possam provocar a impotência sexual, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

6. – Cuide da pressão arterial e dos níveis de colesterol.
A dieta equilibrada, por si só, ajuda a manter a pressão arterial e os níveis de colesterol adequados. Contudo, a partir de determinada idade, é importante que o homem tome mais cuidados, medindo a pressão com mais frequência e procurando cuidados médicos, caso seja necessário.

7. – Procure dormir o suficiente.
Normalmente, um homem adulto precisa dormir pelo menos 7 horas por noite. Quando dorme menos do que o necessário, o corpo se ressente, além de gerar condições de stress e fadiga cerebral durante o dia, prejudicando todo o organismo. Manter a qualidade do sono, dormindo o suficiente todas as noites, procurando ir para a cama sempre no mesmo horário, ajuda a manter o equilíbrio físico e mental, garantindo que a disfunção erétil não se desenvolva.

Para homens mais jovens: como evitar a disfunção erétil

Os homens em idade menos avançada também podem sofrer com a disfunção erétil, embora, na maior parte das vezes, a causa esteja ligada à ansiedade com relação às atividades sexuais que, se não for tratada, pode provocar problemas mais sérios, principalmente psicológicos.

Ao enfrentar problemas de disfunção erétil, o homem de idade mais jovem deve manter sua saúde mental, procurando apresentar-se de forma natural, evitando situações que possam constranger seu desempenho sexual.

No caso de as suas atitudes não apresentarem efeitos positivos, continuando a ter problemas na hora de manter relações sexuais, deve procurar ajuda especializada, analisando suas condições físicas ou procurando saber as causas psicológicas que o levam a não conseguir manter relações sexuais normais.

Além disso, deve evitar o uso de drogas, principalmente em simultâneo com bebidas alcoólicas, já que essa mistura pode afetar os níveis de testosterona, provocando prejuízos no que toca ao seu desejo sexual e, consequentemente, prejudicando suas funções eréteis.

É importante lembrar ainda que qualquer homem, em qualquer idade, pode passar por situações em que apresenta falhas no seu desempenho sexual. Quando essa situação ocorre apenas uma vez, não deve ser encarada como problemas. Apenas quando o fato se torna recorrente é que o homem deve procurar conhecer as causas e fazer os tratamentos necessário para voltar a manter o mesmo desempenho sexual anterior.

É preciso evitar que a falha no desempenho sexual uma única vez provoque traumas que levem o homem a imaginar que irá falhar outras vezes no futuro. Caso sinta que isso pode ocorrer, deve ter ajuda psicológica para superar o problema.

Atualmente existem diversos tratamentos para a disfunção erétil. No caso de apresentar problemas de desempenho sexual, o homem deve procurar um médico urologista, analisar as causas de sua disfunção e seguir o tratamento indicado de forma correta, recuperando sua saúde e seu vigor sexual.