Atualidade

Reis de Espanha confortam crianças feridas no atentado de Barcelona

Felipe e Letizia foram este sábado ao Hospital del Mar, na capital catalã, visitar as equipas de profissionais de saúde e os feridos do atentado que ali estão internados.

Dos mais de 130 feridos resultantes deste ataque terrorista nas Ramblas e do outro em Cambrils, 54 continuam hospitalizados, dos quais 12 estão em estado crítico. Portanto, muitas pessoas ainda em recuperação.

À chegada ao hospital, os reis de Espanha cumprimentaram e reuniram-se com médicos e enfermeiros e depois passaram pelos serviços onde estão as vítimas.

Afetuosos, especialmente com as crianças, os monarcas conversaram um pouco com cada um dos doentes, assim como os familiares destes.

A rainha mostrou-se particularmente emocionada quando trocava palavras com os menores.

Já Felipe VI usou o mesmo grito lançado por toda a Barcelona na sexta-feira, depois do minuto de silêncio pelos mortos na Praça da Catalunha: “No tinc por” (Não tenho medo, em catalão).

De acordo com os media espanhóis, os terroristas planearam originalmente conduzir três carrinhas repletas de explosivos em partes icónicas de Barcelona, incluindo a catedral da Sagrada Família.

Se os recipientes de gás cheios de butano não tivessem sido detonados acidentalmente na noite anterior às atrocidades de quinta-feira, a célula terrorista de 12 pessoas teria-os usado para maximizar as mortes nos pontos críticos da cidade.

Além das Ramblas, iriam fazer explodir uma carrinha na Sagrada Família (um dos pontos mais turísticos da cidade e por isso com uma enorme concentração de pessoas) e na área portuária da cidade (também muito frequentada).

Entretanto continuam as homenagens às 15 vítimas mortais (14 nas Ramblas, entre as quais avó e neta portuguesas, e uma em Cambrils) no coração de Barcelona. Velas, flores e mensagens são depositadas no local da tragédia.

Até agora foram detidos quatro suspeitos, incluindo um espanhol e um marroquino. Driss Oukabir, 28 anos, entregou-se à polícia na sexta-feira depois de ver a sua foto ser divulgada pelas autoridades como o presumível autor do atropelamento.

Fotos: Facebook