Saúde & bem-estar

Psicologia explica quais os homens que elas gostam mais

Segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade Estadual da Flórida, FSU, as mulheres são mais felizes quando o seu parceiro é menos atraente que elas.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores da FSU avaliaram as relações de 113 casais recentes para entender o papel da atracção física entre si. As conclusões do estudo foram apresentadas num artigo publicado na revista científica ‘Body Image’.

A análise começou com um questionário sobre dieta e vaidade. Cada participante foi classificado como desejável ou não, de acordo com a aparência do corpo e do rosto – por mais polémico e subjectivo que isso possa ser.

As respostas das mulheres que tinham maridos considerados menos atraentes indicavam que seguiam uma dieta alimentar com mais disciplina, dispostas a manterem sempre a boa forma – um forte indicativo de vaidade.

Tal não se verificou no caso das mulheres que tinham parceiros galãs. “Os resultados revelam que ter um marido fisicamente atraente pode ter consequências negativas para as esposas, especialmente se essas não são tão bonitas”, disse, em declarações ao site da FSU, a investigadora Tania Reynolds, autora principal do estudo.

No outro extremo do estudo estavam as mulheres com maridos “menos atraentes”. Como não tinham um parceiro sexy, as mulheres até se cuidavam melhor, não por obrigação, mas sim pela sua saúde e auto-estima. E também por não ter que se preocupar com possíveis concorrentes.

As relações destes casais são, conclui o estudo, mais saudáveis, com menos inseguranças e exigências, o que torna mais felizes as mulheres que têm a seu lado maridos menos favorecidos esteticamente.

Já agora, (re)veja os casais famosos mais falados pela diferença de beleza entre si (tendo em atenção que o conceito diverge de pessoa para pessoa e que gostos não se discutem):