Saúde & bem-estar

Pílula e tinta do cabelo relacionados com cancro da mama

Um estudo finlandês revela que quem pinta o cabelo com tintas que contenham químicos tem 23% mais risco de desenvolver cancro da mama e que quem toma contracetivos hormonais (pílula) também tem um maior risco de desenvolver a doença.

Sendo que as mulheres em pós-menopausa que usaram contracetivos hormonais têm um risco 52% maior de ter cancro da mama e as que atualmente usam um contracetivo hormonal de geração mais antiga veem o seu risco aumentado em 32%.

Segundo reporta o ‘Daily Mail’, este estudo junta-se ao conjunto de indícios de que os métodos contracetivos à base de progesterona podem ser um fator de risco para o cancro da mama.

Quanto a pintar o cabelo, os cientistas alertam que os kits de coloração do cabelo usados tanto em casa como em salões de cabeleireiro (baratos e caros) representam um potencial risco para a saúde, pois crê-se que os produtos químicos nas tintas permanentes de cabelo reagem com outros poluentes no ar formando tumores.

Entre os químicos perigosos presentes nas tintas de cabelo estão: PPD (para-fenilenodiamina); ácido henotónico (lawsone); mercúrio amoniacal; peróxido; corantes de anilina.

Para este estudo um grupo de investigadores da Universidade de Helsínquia analisou dados de cerca de 8 mil pacientes com cancro da mama, a quem foi perguntado se usavam contracetivos hormonais e se alguma vez pintarem o cabelo. Depois, os cientistas verificaram que existia uma ligação entre estes dois fatores e o risco de cancro da mama.

No entanto, os cientistas admitam que é preciso fazer mais estudos para perceber se estes dois fatores podem mesmo aumentar o risco de cancro da mama.