Atualidade

Intuição de João Quadros salva filho do acidente com avioneta na praia

Foi através do Twitter que o humorista e argumentista alertou o mundo do que estava a acontecer na praia de São João, na Costa da Caparica, esta quarta-feira.

O primeiro tweet foi bem elucidativo do estado de choque em que ficou: “Fida se [ipsis verbis] acaba de cair um avião na praia matou uma pessoa”, escreveu, publicando duas fotos desse momento.

A queda da aeronave, onde seguia um piloto experiente e um aluno, matou um homem de 56 anos e uma menina, de apenas 8 anos, que estavam no areal.

O filho de João Quadros escapou porque segundos antes o humorista decidiu tirar o menino daquele sítio. “O meu filho estava junto à água a brincar e eu estava cá em cima, no bar. Senti um arrepio na espinha e disse à minha filha: “Espera aqui pelo pai que vou buscar o teu irmão”, contou ao JN.

O que se passou depois também foi relatado no Twitter, ainda que, naturalmente, com menos pormenor do que o que contou ontem aos jornalistas.

“Matou duas pessoas Uma miúda e um senhor”, retificou no segundo tweet que fez. “Não houve barulho, foi só um flap” e “O 1º foi o homem, o segundo foi a miúda mas acho que ainda acertou numa terceira”, relatou.

“Eu disse aos meus filhos: ‘Não saiam daqui’ e fui ver se podia ajudar. Estava uma senhora a ter ataque de pânico com os 3 filhos à volta”, descreveu ainda.

“Aterrou, atingiu primeiro um senhor, voltou a levantar e depois chocou com extrema violência contra uma miúda que estava a brincar na areia. Foi a maior sorte da minha vida”, contou ao JN, acrescentando que a tragédia não foi maior porque momentos antes o vento começou a ficar mais intenso e por isso muitas crianças deixaram aquela zona do areal.

“A primeira coisa que me ocorreu foi tentar ajudar e quando cheguei lá a baixo vi logo os corpos. Depois as pessoas correram para o avião e queriam bater no piloto”, afirmou ao Diário de Notícias, dizendo ainda que o “avião andou para aí cem metros, com as pessoas a tentarem fugir”.

A avioneta era pilotada por um instrutor sénior com milhares de horas de experiência, disse a Aerocondor. O piloto terá comunicado falha do motor 5 minutos após a descolagem de Tires, sendo que o destino do voo era Évora.

O piloto e o aluno a bordo da aeronave são ouvidos esta quinta-feira de manhã pelo Ministério Público de Almada.