Moda

Fatos de treino de veludo vieram dos anos 2000 para ficar

Quem não se lembra de ver Paris Hilton em vários fatos de treino de veludo no início dos anos 2000? Ou mesmo Britney Spears a passear na rua ou a ir às compras com o seu inseparável fato de treino azul bebé?

Estas foram apenas duas das celebridades que passaram a fazer de um conjunto de roupa usado para treinar uma forma de estilo.

Também Jennifer Lopez passou pela fase de usar esse ‘outfit’, chegando até a usar um – com mangas e calças mais curtas – num evento da passadeira vermelho.

Mas não são todos pirosos. Aliás foram elas (principalmente Paris Hilton) que deram vida à marca Juicy Couture.

A empresa de Nova Iorque até estampa a palavra ‘juicy’ (que pode ter várias traduções, mas o sentido é mesmo picante) no rabo.

E como podemos compensar esta estética casual? Ora usando um sapato mais funky e/ou desportivo, ora optando por uma camisola mais bonita – ainda que de veludo.

Trata-se de misturar e combinar e não mergulhar completamente no look de antigamente.

Bella Hadid, por exemplo, tal como tem acontecido ultimamente, foi uma das impulsionadoras por este regresso de mais uma tendência de moda outrora pirosa.

Já assim foi quando trouxe de volta os jeans de cintura descaída, os óculos de sol minúsculos e até o bustier.

A irmã Gigi opta por um fato de treino mais discreto, na cor pelo menos. Rihanna – curiosamente, já que costuma ser bem mais extravagante – também já foi vista com um look rosa claro.

Tecnicamente a tendência do veludo, em particular, regressou em 2016, mas continua em grande este ano.

No início de 2017 a Vetements e a Juicy Couture decidiram dar uma de revivalismo e voltar a trazer estes fatos de treino do fundo do armário.

Kylie Jenner agarrou ao máximo esta moda. É usual vê-la de fato de treino preto de veludo, com ‘Juicy’ no rabo, ou então em roxo integral e até numa versão mais soft de rosa claro.

Já a irmã Kim Kardashian, amiga de Paris Hilton no início dos anos 2000, deixou esse estilo nessa época. Mas o marido, Kanye West, não. E também ele se veste de fato de treino roxo dos pés à cabeça.

Aveludados, quase sempre monocromáticos, estes trajes desportivos podem ser levados numa ida ao shopping, como ao restaurante, sem esquecer um ou outro toque mais elegante.

E desta vez não precisa ficar a barriga de fora, como era moda no início do milénio, nem as calças precisam ser demasiado compridas. Até porque os conjuntos de agora são mais largos.

Mesmo se optar pelas cores vibrantes, em vez dos tons pastel, saiba que estará tão bem na rua como se estivesse em casa a descansar ou mesmo a pisar a passerelle.