Saúde & bem-estar

Está de férias ao sol? Estes são os cuidados a ter

Portugal oferece um clima mediterrânico e uma costa marítima com cerca de 950 km, sendo bastante convidativo para as pessoas desfrutarem das suas férias à beira mar, com a constante companhia do sol.

Especialmente nesta altura do ano, em que quase todos estão de férias, é essencial que as pessoas estejam sensibilizadas para os malefícios que podem estar associados à exposição excessiva ao sol.

A ocorrência de queimaduras solares, especialmente durante a idade jovem, aumenta o risco de desenvolver melanoma. Sabia que as células da pele têm uma espécie de memória? Isto quer dizer que quando ocorrem as queimaduras solares, vulgarmente designadas por “escaldões”, na juventude ou idade adulta, também constituem um fator de risco no desenvolvimento de melanoma em idades mais avançada.

O melanoma maligno é a forma mais mortal de cancro de pele, sendo responsável pela maioria das mortes associadas a este tipo de cancro. É um cancro que se desenvolve maioritariamente na pele, mas sendo muito agressivo pode espalhar-se para outros órgãos: cérebro, pulmões, fígado.

Em Portugal surgem cerca de 900 novos casos por ano de melanoma apresentando uma taxa de mortalidade de 4,5%.

A incidência deste tipo de cancro de pele tem aumentado de forma rápida e consistente ao longo das últimas 4 décadas, sobretudo em populações de pele clara e origem caucasóide.

O aumento das taxas de incidência do melanoma é estimado em 4-7% a cada ano, resultando numa duplicação da incidência global do melanoma cada 15 a 20 anos.

Verifica-se que muitos dos diagnosticados estão já numa fase muito avançada.

O melanoma é o tipo de cancro de pele mais perigoso que se desenvolve quando danos irreparáveis nas células da pele acionam uma mutação que leva a uma rápida multiplicação das células da pele, formando tumores malignos.

Muitos destes danos são causados por uma grande exposição solar, resultando nos conhecidos “escaldões”. Se não for diagnosticado e curado numa fase inicial, o tumor pode alastrar-se por outras partes do corpo, o que dificulta o tratamento, podendo revelar-se fatal.

A última linha de tratamento era a quimioterapia, até recentemente, altura em que surgiu uma terapia inovadora que atua sobre o sistema imunitário e que tem obtido resultados surpreendentes, a imuno-oncologia.

Esta é uma nova arma no tratamento dos melanomas avançados, que prolonga o tempo de vida e com qualidade de vida. Especialistas consideram mesmo que este tipo de terapêutica, à base da imuno-oncologia, está na causa de uma mudança no paradigma do tratamento do cancro, levando a que este se torne numa doença crónica mesmo em tipos de cancro mais fulminantes e mortais, como o melanoma.

A imunoterapia ativa o sistema imunitário para discriminar quais são as células do tumor e atacá-las de forma a que não se desenvolvam.

Por isso mesmo a solução é a prevenção. Saiba que cuidados ter:
– Evite a exposição solar entre as 11h30 e as 16h30. Exponha-se ao sol de forma gradual e progressiva;

– A melhor proteção é a sombra e o vestuário: use chapéus, óculos de sol e protetor labial. Aplique um protetor solar com índice de proteção superior a 20;

– Tenha especial atenção com bebés, crianças e idosos: não devem ser expostos ao sol e a temperaturas altas. Para evitar que desidratem, dê-lhes a beber regularmente água e sumos naturais não açucarados;

– Não adormeça ao sol: movimente-se e refresque-se regularmente;

– Tenha em atenção que mesmo nos dias nublados os raios UV podem provocar escaldões;

– Coma fruta fresca e legumes: são ricos em caroteno e vitaminas e ajudam a pele a defender-se melhor da radiação UV. Ingira líquidos não alcoólicos para evitar a desidratação.

Devidamente preparado para o calor, tenha umas boas férias.