Atualidade

Casa dos Segredos: Bebé de Alexandra na lista de filhos de pais incógnitos

Brian Alexandre Rodrigues nasceu no passado dia 3 de agosto e é filho de Alexandra Ferreira. Essa é a única certeza registada na certidão de nascimento, onde a identidade do pai foi substituída por cruzes.

Alegadamente o bebé é fruto do curto namoro com José Pereira, o ex-marido de Katia Aveiro, que por razões que só o próprio conhece não parece muito disposto em assumir responsabilidades. O empresário é pai de Dinis e Rodrigo, do casamento com a irmã de Cristiano Ronaldo.

A ex-concorrente avançou com o registo do filho que apenas levou o apelido Rodrigues, herdado da avó materna, Maria de Lurdes, mas a história promete não ficar por aqui, até porque legalmente, desde 1977, não são permitidos filhos de pais incógnitos em Portugal.

A lei não admite, mas certo é que, nos últimos anos, aumentou o número de bebés registados sem indicação da paternidade. Em 2015 e 2016 quase que duplicaram os casais, passando de 485 para 837, sendo que nos últimos cinco anos foram registadas 2348 crianças sem o nome do pai.

A omissão por ser ilegal obriga à intervenção do Ministério Público que abre um processo de averiguação oficiosa da paternidade. E se o pretenso pai negar a mesma, seguem-se para testes de ADN que apurem a verdade.

No nosso país, Alexandra não é a única entre as figuras públicas a esconder a identidade do pai dos filhos.

Para além de outras, a cantora Ruth Marlene, teve uma postura idêntica, talvez por razões distintas, em relação à paternidade das filhas, Morgana, de quatro anos, e Luna, de um ano e meio, chegando a garantir que a mais nova foi “uma produção independente” com recurso a inseminação artificial.

Opção em alguns casos, contingências da vida em outros, certo é que Alexandra Ferreira terá que lidar com o tribunal. Nas redes sociais, a maiata continua a não mostrar o bebé, mantendo a partilha de frases e hashtags enigmáticas como “nada é por acaso” ou “unidos pelo mesmo”, não se sabendo a quem se dirige pois o romance com José Pereira, segundo o próprio, terminou em janeiro.