Álbuns da Semana

Um complemento com passagem pela história e música ambiente de fundo

‘Kaleidoscope’ é o 13.º EP da banda de rock britânica ‘Coldplay’ e, de certa forma, surge como complemento ao sétimo álbum de estúdio do grupo, o multiplatinado ‘A Head Full of Dreams’ (2015).

Anunciado oficialmente no passado dia 2 de março, o lançamento deste trabalho já foi adiado por duas diferentes ocasiões, surgindo finalmente nas lojas esta sexta-feira (14).

‘Kaleidoscope’ é composto por uma mão cheia de temas bem à imagem do quarteto britânico. Este trabalho conta ainda com uma colaboração com a dupla de Dj’s norte-americanos ‘The Chainsmokers’, em ‘Something Just Like This’, e com outra do rapper ‘Big Sean’, na música ‘Miracles (Someone Special)’.

É, contudo, o tema ‘Hypnotised’ que lhe deixamos aqui para ouvir e apreciar, com a garantia de que os fãs não ficarão arrependidos por terem estado tanto tempo à espera dos novos tema da banda.

De Inglaterra viajamos até aos Estados Unidos da América para encontrarmos a sonoridade de um dos artistas mais bem sucedidos daquele país, o rapper Jay-Z.

Lançado a 30 de junho último, ‘4:44’ é composto por dez temas e, alguns deles, serviram para o músico pedir desculpa a Beyoncé, sua companheira há dez anos. Jay-Z mostra-se arrependido por algumas atitudes e confirma, por outro lado, as notícias de que a havia traído.

À margem dessas questões mais íntimas do mediático casal, este trabalho também fica marcado, sobretudo para os portugueses, pelo facto de no tema ‘Mercy Me’ estar incluída uma passagem de ‘Todo o Mundo e Ninguém’ do ‘Quarteto 1111’, banda lusa formada no final da década de 60 do século passado, cujo vocalista era José Cid.

Todavia, é o tema ‘The Story of O.J.’ que lhe sugerimos ouvir. Uma música que se confunde com uma aula de história sobre o homem negro nos Estados Unidos.

Sem sair da música dos Estados Unidos, concluímos as nossas sugestões para a semana com a banda de Brooklyn que atuou no dia de estreia do NOS Primavera Sound e que já prometeu voltar a Portugal para um novo espectáculo no Porto (Hard Club) e outro no Vodafone Mexefest, em Lisboa, ambos em novembro.

Os ‘Cigarettes After Sex’ lançaram o álbum homónimo no início do mês de junho e o trabalho tem vindo a ganhar protagonismo aos poucos, apesar da sua qualidade.

A sonoridade da banda está relacionada com a nostalgia, em jeito de música ambiente, que faz com que quem a ouve possa pensar na vida.

Disso mesmo é exemplo o tema Sweet, que lhe propomos ouvir.