Lifestyle

Estes são os melhores destinos de férias baratas deste ano

Férias baratas podem ser uma realidade. Basta saber escolher. Neste caso não nos podemos focar somente no preço das viagens, pois há uns destinos mais longínquos que outros, mas sim no custo de vida de cada local.

Estadia, comida, tours, atividades, esta lista elaborada pela Momondo reúne os melhores destinos de férias baratas para este ano de 2017 com base naqueles tópicos.

E os destinos – para todos os gostos – são:
Sófia, Bulgária

Sófia é um óptimo destino low cost, especialmente para uma escapadela no inverno quando todos os edifícios estão cobertos de neve luminosa. Depois de visitar a icónica Catedral Alexander Nevsky com as suas cúpulas douradas, pode sempre calçar uns patins para patinar sobre o Lago Ariana.

Todos os anos o lago do Jardim Borisova congela, transformando-se num enorme rinque de patinagem, acessível durante os meses de inverno e princípio da primavera.

Rodeada de montanhas, podes fugir da cidade por um dia para descer umas pistas. Com uma viagem de carro de 30 minutos estás a conquistar a Montanha Vitosha. A capital da Bulgária tem boas condições de ski e também muitas termas.

San Antonio, Texas, EUA

Foi ali que ocorreu a Batalha de Alamo. A batalha de 1836 pela Independência do México continua a ser uma das principais atracções da cidade, por isso marque o seu lugar na Battlefield Tour. Tudo é maior no Texas, como se costuma dizer (ou nos Estados Unidos, em geral), por isso vá ver um rodeio ou visita as Grutas de Natural Bridge, três quilómetros de túneis subterrâneos.

Passeie pelo Hemisfair, uma zona de parques urbanos e marcos como a torre de observação Tower of Americas ou a Market Square ao ar livre. As atuações de bandas Mariachi e os festivais hispânicos dão vida às bancas que vendem comida e roupa que relembram o quão perto se está da fronteira mexicana.

Seja qual for a altura do ano, o River Walk de San Antonio (passeio ao longo do Rio San Antonio), ladeado de esplanadas de restaurantes e cheio do típico charme do sul, enche-se de vida nas noites quentes, mesmo no inverno.

Valparaíso, Chile

A bordo do funicular da Artilleria, absorva a vista da cidade colonial Património Mundial da UNESCO de Valparaíso. No Cerro Artillería, as lojas têm todo o tipo de souvenirs como produtos de lã de alpaca e pinturas em aguarela.

As áreas residenciais montanhosas como Cerro Bellavista com o seu Museo a Cielo Abierto, um museu de murais ao ar livre, ou Cierros Alegre e Concepcion com as suas casas pintadas, são os lugares ideais para absorveres o ambiente caótico da cidade.

Com temperaturas a rondar os 23°C, a costa é uma tentação. Diriga-se para Viña del Mar para boas praias e bons bares de praia.

Braga, Portugal

Braga tem todo o charme das antigas cidades portuguesas com a energia de uma cidade jovem universitária graças aos estudantes da Universidade de Minho. As torres da Catedral olham sobre as ruas estreitas que percorrem a cidade, ladeadas de restaurantes e bares.

A Sé de Braga do século XII é a catedral mais antiga do país. Espalhadas pelo centro histórico, espreita para dentro de uma das muitas capelas, a Capela dos Coimbras para veres um fresco de azulejos típico. É por essas e outras que Braga é um dos sítios preferidos para férias baratas em 2017 – sem mesmo ter que sair de Portugal.

Las Palmas de Gran Canária, Espanha

Praia, sol e gastronomia espanhola. Abra o apetite com um passeio à beira-mar ao longo do Paseo de las Canteras que abraça a praia com o mesmo nome.

Tomar banho é grande parte do programa de férias em Las Palmas, especialmente com maré baixa quando o recife, conhecido como La Barra, transforma Las Canteras num paraíso de snorkeling. Tome a Avenida Maritima que o leva até à aldeia de pescadores de San Cristóbal, onde se diz haver os melhores restaurantes de peixe e marisco em Las Palmas de Gran Canaria.

Desfruta de ruas pedestres como a Triana e a Pérez Gáldos para fazer compras, ou dirija-se para Vegueta, o bairro antigo, para uma bebida ao fim da tarde.

Yerevan, Arménia

Entregue-se ao caos do minibus para dar as voltas pela cidade – por 100 Dram, e um “stop!” em voz bem alta, deixam-lhe nos marcos estimados de Yerevan. A Avenida do Norte pedestre leva-o da ópera até às fontes da Praça da República. Edifícios da era soviética imponentes durante o dia e pano de fundo elegante para um espetáculo de luzes e água à noite, uma visita à Praça da República é essencial.

Aproveite as longas noites de verão na cidade cor-de-rosa (assim conhecida devido à pedra rosada dos edifícios) nas esplanadas, enquanto petisca lamehjun (pizza arménia). Reconstruída para esconder as cicatrizes de guerras e desastres naturais, a maioria do traje contemporâneo de Yerevan tem apenas 100 anos de idade. A herança mais antiga de Yerevan fica nos arredores da cidade onde o Rio Hrazdan e um desfiladeiro profundo criam uma fronteira natural.

Cidade da Praia, Cabo Verde

A Cidade da Praia situa-se na ilha de Santiago. É a capital de Cabo Verde e, por isso, a mais populosa e intensa daquele arquipélago. Porém, estes adjetivos não são motivo de alarme: nesta ilha é possível fazer tudo e com tranquilidade. Apetece-lhe dar uns mergulhos? A praia de Quebra Canela, mesmo no centro da cidade, é a melhor opção. Quer explorar a ilha mas aproveitar para se deitar ao sol com menos gente à volta? A praia da Gamboa ou a Praia Negra são os locais a ir. Aproveite para dar um salto até à Cidade Velha: é uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e Património Mundial da Humanidade.

Mais ao final do dia, se o que lhe apetece é cultura e gastronomia, está no sítio certo. Prove a cachupa – prato tradicional cabo-verdiano – que consiste em milho, feijão, carnes, enchidos, legumes e um picante da terra. Se não for fã de picante, pode pedir sem.

Se encontrar um restaurante que tenha música ao vivo, enquanto degusta a cachupa, é-se invadido pela melancolia da Morna ou engolido pela electricidade do Funaná. Em Cabo Verde a música está presente em qualquer rua. Na Cidade da Praia não é diferente.

Lviv, Ucrânia

Um dos destinos baratos escolhidos para férias low cost em 2017 é Lviv. Envolto na brisa amena de um Verão ucraniano, explore as ruas de Lviv a caminho do coração da cidade. É aqui na praça Rynok que encontra gente a refrescar-se ao pé das quatro fontes adornadas com figuras da mitologia grega e romana. A uns poucos passos de distância, as asas da Capela da Família Boim dão abrigo a esplanadas – não deixe de visitar o Світ кави (Mundo do Café) pelas suas variedades de café e espaço acolhedor.

Há lendas e folclore escondidos a cada esquina – diz-se que a Ópera de Lviv custou a vida ao seu arquiteto pela vergonha que o mesmo passou quando a estrutura afundou meio metro no dia da sua inauguração. Levado pelo som dos músicos de rua, flutue pelo centro da cidade e até à colina do Castelo de Lviv para uma vista sobre os telhados da cidade.

Izmir, Turquia

“A pérola do Egeu”, dizem todos. E o melhor é que é bem mais em conta que Istambul ou Ancara. Além disso, Izmir é uma zona balnear, cosmopolita e, por isso, preparada para receber as suas férias.

Combine a tua visita a Izmir com uma passagem por Bodrum. É aqui que se reúne uma certa comunidade intelectual de Izmir, talvez inspirada pelo facto de se tratar da cidade-natal de Heródoto, um dos maiores historiadores do século V A.C.

Convém também que aproveite as praias desta zona e que perca um tempinho nas lojas estreitas que compõem o bairro histórico. Ah, e a vida nocturna: só acaba quando o sol amanhece.

No dia seguinte, já de volta a Izmir, e para um programa mais sereno, visite a Torre do Relógio de Konak, construída em 1901 e a Mesquita de Konak, que fica logo ao lado. Depois, descanse novamente: sente-se à beira-mar – do Egeu, claro está – e prove os inúmeros petiscos turcos acompanhado de algo fresco.

Cidade do Panamá, Panamá

Assim que chegar à Cidade do Panamá, salte a bordo de um barco para atravessar o famoso canal, navegando por baixo da Ponte das Américas, construída como parte da Rodovia Pan-americana que liga as Américas do Norte e Sul.

Em terra, deambule pelas ruínas do Património Mundia da UNESCO que é a Cidade Velha do Panamá, vítima de destruição total em 1671 para “salvar” a cidade de uma invasão pirata. Ainda consegue ver as fundações da cidade e a torre da catedral, mas uma maquete em escala da cidade no Centro de Visitas dá uma melhor ideia.

As riquezas do Panamá estão na sua biodiversidade – um passeio de teleférico pela selva perto de Gamboa ou uma vista ao colorido Biomuseo desenhado pelo Frank Gehry colocam a natureza espetacular no Panamá na luz da ribalta. Não se esqueça de, ao marcar viagem, que outubro marca o princípio da época das chuvas.

Kalamata, Grécia

Comece a visita a Kalamata pelas margens do Mediterrâneo. Faça caiaque no mar ao lado das falésias e formações rochosas, fazendo pausas para mergulhar nas águas mornas do Golfo de Messânia. Entre as pausas de praia, visite o centro histórico de Kalamata, deambulando pelos jardins que vão dar ao Castelo de Kalamata na colina que domina a cidade.

Para aproveitar ao máximo as noites amenas do Outono, junte-se às multidões na rua pedestre Latropoulou para um petisco tardio – lalagia, farturas gregas!

Os amantes de azeitonas estão no lugar certo – Kalamata, como sugere o nome, é de onde vem a azeitona Kalamata colhida dos olivais infindáveis que cobrem esta área do Peloponeso. Em forma de azeite, sabão ou no seu estado original, há lojas por toda a cidade que vendem produtos de azeitona para levar para casa.

Sarajevo, Bósnia e Herzegovina

Anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, Sarajevo tem experiência com o inverno. Se a neve tiver começado a cair em dezembro, é possível esquiar no Monte Jahorina e alugar equipamento a preços acessíveis.

Em dias de inverno solarengos, sente-se num terraço em Baščaršija, o centro histórico otomano de Sarajevo. As marcas do Cerco de Sarajevo de 1992 são inevitáveis à medida que visita o resto da cidade – aprenda e experiencie um pouco desta guerra recente visitando o Museu do Túnel de Sarajevo construído à volta do túnel que serviu de artéria vital no fornecimento de comida e cuidados médicos à cidade ocupada.

Para quem tenha vontade de passar um dia a caminhar pela paisagem natural da Bósnia, a direção a tomar é Lukomir, uma aldeia remota na Montanha Bjelasnica. A pequena comunidade, especializada em pastoreio, tricô de meias de lã e escultura em madeira, vive em casas de pedra com telhados de madeira.

Caso for nos meses de Verão, é possível organizar visitas sustentáveis com a Green Visions para passar tempo com famílias locais, conversando e comendo burek (folhados salgados) caseiro.