Televisão

RTP anuncia cidade e datas do Festival da Eurovisão 2018

Assim que Salvador Sobral venceu a Eurovisão com a música “Amar Pelos Dois”, tendo tornado assim Portugal automaticamente no país anfitrião da próxima edição, rapidamente se começou a pensar em que cidade portuguesa esta iria decorrer.

Foram várias as cidades apontadas para a realização do evento, entre elas Matosinhos, Espinho, Santa Maria da Feira, Porto, Gondomar, Braga, Lisboa e Portimão. E esta terça-feira, 25 de julho, a RTP anunciou, em conferência de imprensa, o local escolhido: MEO Arena, na capital.

O espaço, situado no Parque das Nações, era de longe o favorito dos fãs e da organização. Segundo os requisitos da EBU/UER, o recinto que recebe a competição tem de ter capacidade para 10 mil lugares sentados. O MEO Arena tem para 20 mil.

Também terá de suportar 800 toneladas de equipamento, necessário para a montagem e transmissão em direto do evento anual. E este é talvez um dos requisitos mais importantes para a seleção do espaço, já que a Eurovisão é o maior programa de televisão no mundo e usa tecnologia de vanguarda.

Quanto aos demais eventos relacionados com a Eurovisão durante as duas semanas em que as delegações dos países a concurso estarão em Lisboa, serão realizados no Terreiro do Paço. Será lá montado o “Europarque”, para receber os fãs.

O anúncio incluiu ainda as datas da competição. Será a 8, 10 e 12 de maio (primeira semifinal, segunda semifinal e grande final, respetivamente).

As datas da Eurovisão só são determinadas consoante o programa das grandes competições desportivas, como Liga dos Campeões. Isto porque a EBU/UER é a responsável por as transmitir, portanto o festival tem sempre que ser noutras alturas em que haja sinal de satélite disponível.

Recorde-se que esta é a primeira vez que Portugal acolhe o Festival da Eurovisão, uma vez que nunca tinha vencido o concurso europeu. A primeira participação nacional foi em 1964 com António Calvário e “Oração”, que, no entanto, ficou em último lugar com zero pontos.

A melhor classificação, no sistema antigo, foi o sexto lugar, em 1996, de Lúcia Moniz com a canção “O Meu Coração Não Tem Cor”. No sistema recente de semifinais e grande final, Vânia Fernandes e “Senhora do Mar (Negras Águas)”, ainda hoje uma das favoritas dos fãs, era a mais bem classificada (13º lugar na final e 2º na semifinal) até à data.

Já agora, o Festival da Canção 2018 (portanto a escolha nacional para a Eurovisão) será no Pavilhão Multiusos de Guimarães.