Saúde & bem-estar

Quer identificar o sarcasmo na internet? Agora é possível

Há pessoas que não têm o mínimo talento ou capacidade para perceber o sarcasmo numa conversa presencial e portanto muito menos para o entenderem quando o vemos escrito na internet. O que pode dar azo a discussões e demais chatices entre internautas.

Pois agora isso está perto do fim. É que estudantes da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial capaz de fazer o que estas pessoas não conseguem.

Desenvolvido por David Bamman e Noah S. Smith, o programa SASI, Semi-superviser Algorithm for Sarcasm Identification, consegue detetar o sarcasmo, sendo capaz de compreender formas sofisticadas de comunicação – incluindo, por exemplo, figuras de estilo – e conseguindo converter estes dados em ideias.

O SASI foi criado rastreando 66 mil análises de produtos publicadas pelos utilizadores no site da Amazon e a partir de tweets com a hashtag ‘#sarcasm’. Este rastreio permitiu identificar padrões de comportamento que indicavam que o internauta estava a ser sarcástico.

Os investigadores garantem que o algoritmo é capaz de ter sucesso de 77% na tarefa de analisar o “tom” sarcástico de um texto. Além disso, o SASI também foi treinado para saber identificar frases potencialmente sarcásticas, incluindo a capacidade de compreender que as vezes significa o oposto do que ela afirma.