Off the record

Lourenço Ortigão sem espaço para traumas na ficção

Apaixonado, mas sem se comprometer, o ator vive já novas emoções e sentimentos na próxima novela da TVI, ” a Herdeira”. Depois de ter sido irmão em outras histórias, Lourenço Ortigão vai apaixonar-se pela personagem de Kelly Bailey, em mais um desafiante papel.

Na trama escrita por Maria João Mira, o galã será Vicente, “um rapaz com os seus princípios bem definidos muito correto, corajoso, que vai enfrentar uma rede má, poderosa e perigosa. Mas, ao mesmo tempo, é um rapaz cool, positivo e encara o drama de uma forma tranquila, é positivo transmite sempre muita calma. Vai enfrentar muitas coisas no futuro”, antecipa o protagonista, sem comprometer o guião.

O amor chocará com a tradição cigana, pois Luz, a quem Kelly dá vida, está prometida a um outro rapaz desde os nove anos, mas não será a questão racial o mais dramático no seu percurso, pois “a história tem muito mais do que isso”. “Gostava de transmitir uma energia diferente, estou a procurar que a minha personagem se distinga daquilo que já fiz de forma natural. Estou focado na família que vai ser importante e na parte dos conflitos interiores dele em relação ao mundo, e ao que se vai virar contra ele na história”, explicou, a meio de gravações em Viana do Castelo.

Luz (Kelly Bailey e Vicente (Lourenço Ortigão)

À boleia da personagem, Ortigão andará de mota, depois do acidente que sofreu o ano passado, mas não há traumas sob duas rodas, até porque não dispensa “luvas, capacete e casaco”. “Já dei a volta a isso, estive 6 meses sem andar de mota. Tenho cuidados redobrados, porque tenho menos espaço de manobra, não posso cair outra vez, acho que não se cai duas vezes de mota sem se magoar de forma séria. O meu acidente foi uma coisa grave e estive muito tempo a recuperar, mas não sou uma pessoa que me deixe traumatizar, portanto a primeira coisa que fiz, quando vi que podia, foi pegar na mota e andar por aí fora”, confessou.

A novela trouxe Lourenço de volta a Portugal depois de passar uma temporada em Los Angeles, Estados Unidos, onde esteve a estudar. Mas, desde o final de “A Única Mulher” fez “um filme” e dedicou-se a “outras coisas”: “Era importante para mim afastar-me um bocadinho da televisão. Tinha programado ficar até ao fim do ano, mas as coisas acontecem assim, aliciou-me este projeto, queria fazer uma coisa diferente, também estou um bocadinho expectante. É sempre bom voltar”.

A par da representação, Lourenço Ortigão também aposta nos negócios, tendo aberto o restaurante “Villa Sabóia”, no Monte Estoril, que “está a correr muito bem”. Para ele, “é giro ver que está a resultar bem”, sendo que tem “pessoas de confiança a trabalhar lá”, o que o tranquiliza quando ausente.

Discreto no foro privado, não assume diretamente o namoro com Diana Lousão, apesar de os factos prescindirem de argumentos, e aos jornalistas escusou-se a quaisquer comentários “para não dar azo a falatórios”.