Atualidade

Júlia Palha em ‘A Herdeira’: “Vou tentar fazer como a Dina Félix da Costa”

Ainda podemos ver a jovem atriz a dar vida a ‘Sancha’ na novela de horário nobre da TVI ‘Ouro Verde’. Ali, Júlia Palha interpreta uma menina mimada, filha da ambiciosa ‘Rita’ (Dina Félix da Costa) e de ‘António Ferreira da Fonseca’ (Nuno Pardal).

Agora está já num outro desafio profissional, pois será a ‘Carlota’ na próxima novela do canal de Queluz, ‘A Herdeira’.

“A Carlota é filha da ‘Madalena’ [Rita Pereira] e ‘Duarte’ [Pedro Lamares] e é uma rapariga que desde nova foi ensinada que é um bocado melhor que os outros, que os empregados são para ser tratados por baixo”, começou por revelar a modelo, de 18 anos.

“É um bocado mimada porque não tem atenção nenhuma dos pais, nem da família nem do namorado. E acaba por refletir essa revolta tratando mal essas pessoas à sua volta, incluindo o ‘Vitó Carlos’ [Gandy Ferreira], um dos cocheiros da família [e com quem viverá um romance]. Será uma pessoa que as pessoas não vão gostar muito”, explicou ainda numa pausa das gravações da trama, que decorreram em Viana do Castelo.

Carlota (Júlia Palha)

As diferenças entre ‘Sancha’ e ‘Carlota’ são poucas, pois as duas “são dentro do mesmo registo mas um desafio muito maior, porque a Sancha era mais menininha e boazinha”.

E que tipo de inspirações teve para fazer o lado mau de ‘Carlota’, que Júlia espera não ser odiada “mas acho que não vai ser a mais adorada da novela”? “Não vou dizer que me inspirei, mas a Dina Félix da Costa, que fazia de minha mãe em ‘Ouro Verde’, tinha cenas bastante cómicas a tratar mal a empregada. Acho que não sendo nada o mesmo tipo de personagem, vou-me basear aí, ter uma certa lata para tratar mal as pessoas que trabalham para mim. Vou tentar pegar por aí, pela graça dela e até pedir-lhe conselhos porque é uma excelente atriz”, referiu.

Ainda no início de carreira, Júlia Palha admite ter aqui um desafio em grande, que já a levou a mudar radicalmente o visual (tem agora o cabelo curto, ondulado e com franja), e uma oportunidade para mostrar que tem talento na representação.

“Gosto muito de tentar sentir as coisas, tentar perceber e pôr-me no lugar da personagem. É muito o trabalho de casa dos atores: tentar pôr-nos no lugar da personagem. Vou tentar que as pessoas percebam o porquê de ela ter certas atitudes e que não a odeiem, mas acho que não vai ser a mais adorada da novela”, contou, divertida.

As primeiras cenas da família Alvarenga foram filmadas em Viana do Castelo, cidade que a deixou encantada. “Está a ser muito giro. As pessoas cá confrontam-nos mais que em Lisboa, porque no centro de Lisboa são mais desligadas, está cada uma no seu mundo. Cá sinto mais a alegria e receção das pessoas”, salientou, ela que fez questão de matar a gula – como qualquer turista – com as bolas de berlim do Natário.