Atualidade

Gusttavo Lima perde batalha em tribunal contra compositor português

O cantor brasileiro interpôs um recurso contra o compositor nacional Ricardo Landum, mas acabou por perdê-lo e agora está impedido de cantar o tema “Que mal te fiz eu?”, conhecido em Portugal por ser interpretado por Leandro.

A sentença definitiva só será conhecida em dezembro, mas Ricardo Landum conseguiu vencer a primeira batalha, depois de ter sido acusado de usar indevidamente a referida música, que Gusttavo Lima diz ser dele.

O autor português, que terá escrito até hoje cerca de sete mil músicas, muitas das quais se tornaram grandes êxitos ao serem cantadas por artistas como Ágata, Tony Carreira, Ruth Marlene, Romana e Leandro, já tinha processado o artista brasileiro.

Segundo Landum, “Que mal te fiz eu?” terá sido composta em 2008, e foi gravada primeiro pelo cantor português Leandro. Foi em 2014 que Gusttavo Lima começou a cantá-la também, com alterações, sem ter pedido qualquer autorização ao autor da música. Ricardo Landum garantiu que nunca autorizou qualquer modificação da letra, e que não recebeu dividendos pelo uso da mesma por parte do artista.

Foi então que Landun avançou com um processo para que esse tema não fosse mais cantado pelo cantor, e exigiu à justiça brasileira uma indemnização de cinco milhões de euros por se sentir “moral e materialmente defraudado”.

Gusttavo Lima ainda interpôs recurso em tribunal, mas sabe-se agora que perdeu e, por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, está impedido de cantar e comercializar a música, segundo o advogado de Ricardo Landum, Leonardo Honorato.

Compare as duas versões de “Que mal te fiz eu?”:

Fotos: Redes sociais