Cultura

Filme português ‘Fábrica de Nada’ vence prémio em Munique

‘A Fábrica de Nada’, filme realizado por Pedro Pinho e produzido pela Terratreme, ganhou o prémio de Melhor Filme da secção Cine Vision do Festival de Cinema de Munique, Alemanha.

O Festival de Munique, que começou no passado dia 22 de Junho e que terminou este sábado, 1 de julho, tem duas secções competitivas: a Cine Visions, dedicada a primeiras e segundas obras, e a Cine Masters, para cineastas com mais de três longas-metragens.

Depois de ter ganho o prémio da Crítica na sua estreia na Quinzena de Cannes em Maio, ‘A Fábrica de Nada’ ganhou assim o prémio principal da secção CineVision do Festival de Munique.

“Uma noite um grupo de operários percebe que a administração está a roubar máquinas e matérias-primas da sua própria fábrica. Ao decidirem organizar-se para proteger os equipamentos e impedir o deslocamento da produção, os trabalhadores são forçados – como forma de retaliação – a permanecer nos seus postos sem nada que fazer enquanto prosseguem as negociações para os despedimentos. A pressão leva ao colapso geral dos trabalhadores, enquanto o mundo à sua volta parece ruir”, refere a sinopse.

Veja o trailer: