Lifestyle

Fãs esgotam oferta hoteleira no Parque das Nações para a Eurovisão

Ao contrário de muitos portugueses, que provavelmente só conheceram/redescobriram o Festival da Eurovisão este ano, por conta da participação de Salvador Sobral, há todo um mundo de aficionados do certame.

Tão aficionados que enquanto muitos portugueses sonhavam em ver um espetáculo da Eurovisão ao vivo no nosso país, já eles – na maioria, estrangeiros – tinham tratado da sua vinda a Portugal.

E essa preparação começou logo que Salvador venceu o certame. Até porque pouquíssimos dias depois, a RTP já estava a dizer que seria Lisboa a receber o ESC2018 (sigla do Eurovision Song Contest/Festival Eurovisão da Canção), algo que foi confirmado oficialmente esta terça-feira, 25 de julho.

Os fãs trataram logo de reservar quartos de hotel para todo o mês de maio – pois é nessa altura que costuma ser a Eurovisão – do próximo ano. Assim, quando houvesse anúncio oficial das datas, poderiam cancelar a reserva das semanas que não lhes interessavam e sem qualquer custo (já que fizeram tudo com um ano de antecedência).

Resultado? A oferta hoteleira do Parque das Nações já está esgotada e os preços, naturalmente, dispararam. E ainda nem estamos a contar com as mais de 40 delegações dos países a concurso, que terão de ficar pelo menos duas semanas em Lisboa pois têm uma semana de ensaios e uma outra de competição.

Refere o site de fãs portugueses da Eurovisão, ESC Portugal, que “foram muitos aqueles que fizeram reservas nos mais conhecidos sites e agências de viagens online para todo o mês de maio de 2018 – com um ano de antecedência, portanto – , sabendo-se que, mais tarde, poderiam cancelar sem custos as semanas que não interessariam”.

E desde que o jornal ‘Observador’ avançou, na noite desta segunda-feira, com a informação – que não tinha sido ainda confirmada pela RTP – que o recinto escolhido para o programa era o MEO Arena, a procura disparou novamente.

“Durante o dia de ontem e a manhã de hoje o telefone não parou de tocar e a minha caixa de e-mail está cheia de pedidos de reservas”, confirmou, ao ESC Portugal, Patrícia Rebelo, agente de viagens de um dos principais operadores de turísticos a trabalhar em Lisboa.

Segundo o mesmo site, que escolheu aleatoriamente a semana de 6 a 13 de maio de 2018 para fazer uma simulação de preços (tudo horas antes da RTP anunciar que o evento seria realmente de 8 a 12 de maio), há já preços exorbitantes.

Um quarto para 2 pessoas durante sete noites, num hotel de 4 estrelas, e sem pequeno-almoço, ronda os 2240 euros. Mas o mesmo quarto no mês de agosto (normalmente época mais procurada pelos turistas portugueses) custa ‘apenas’ 812 euros.

“Confirmamos esse valor. Possivelmente haverá algum grande evento nessa semana pois o número de reservas é muito grande tendo em conta que estamos ainda em julho do ano anterior”, tinha dito ao ESC Portugal o departamento de reservas desse hotel.

Passemos ao Parque das Nações propriamente dito, onde os hotéis já estão esgotados nessa segunda semana de maio de 2018.

De 7 a 13 de maio, um quarto para 2 pessoas nessa zona, custa no mínimo 890 euros. E enquanto fazíamos a pesquisa para este artigo nos diversos sites de reservas, estas não paravam de aumentar nas últimas 24 horas.

Mas quem não quiser/não tiver disponibilidade financeira para ficar num hotel, há sempre a opção de hostel e alojamento local. Ainda que também aqui há já preços inflacionados. Por exemplo, a estadia por pessoa num dormitório da capital pode ir desde 164 euros e ultrapassar os 4 mil euros.