Saúde & bem-estar

Está doente? Observe o seu xixi

Não é propriamente algo a que prestemos muita atenção. Vamos à casa de banho e de lá saímos sem olhar necessariamente para o que tínhamos deixado na sanita.

Mas a urina dá pistas muito importantes de como anda a nossa saúde. Por isso é que muitas vezes quando temos de fazer análises para ver como estão determinados valores de referência.

É aliás uma das principais formas de diagnóstico das doenças do trato urinário. Mas não só.

Em termos simplificados, estes são os parâmetros que precisa de analisar em casa para saber se está tudo bem consigo e para perceber se tem de ir ao médico:
Xixi amarelo-claro
É a melhor cor que pode ter, pois significa que bebe a quantidade certa de líquidos e por isso tem o corpo hidratado e saudável.

Amarelo-escuro
A urina está muito concentrada. Isso é comum no primeiro xixi da manhã, mas se a cor continuar ao longo do dia é um sinal clássico de que é preciso tomar mais líquidos. Beber água é crucial, pois quando bebemos pouca, além de ficarmos desidratados, reter a urina na bexiga favorece a colonização de bactérias e pode causar uma infeção urinária.

Avermelhado
Sinal de alerta. Pode significar que há a presença de sangue no xixi, que pode vir dos rins, do uréter, da bexiga ou da uretra. Em qualquer dos casos, é necessário consultar um médico imediatamente.
Se houver coágulo ou fio de sangue visível, o quadro pode ser ainda mais grave. Hematúria [presença anormal de eritrócitos (glóbulos vermelhos) na urina] ou sangue na urina indica diversas doenças, de cálculo renal a tumor.

Cor acastanhada
Quase da cor de Coca-Cola. É mais um sinal de que é preciso consultar um médico. Algumas doenças no fígado, como a hepatite, podem deixar o xixi com tonalidade acastanhada. É o excesso da bilirrubina – pigmento da bílis – que causa essa alteração na cor.

Alaranjado, esverdeado ou azulado
Pouco comuns, essas cores geralmente têm relação com o consumo de algum medicamento ou complexo vitamínico. Veja com o seu médico se o remédio que está a tomar causa esse efeito colateral.
O cloridrato de fenazopiridina, por exemplo, prescrito para tratar cistites, deixa a urina bem laranja, ao ponto de manchar a roupa íntima.

Com espuma
Aqui é importante diferenciar aquela espuma causada pela força ao urinar (mais comum nos homens) do xixi com espuma que se assemelha a claras de ovos batidas e ocupa 1/3 da sanita. Isto pode revelar a presença de proteínas na urina e sugere alguma falha no funcionamento de filtração dos rins. Mais uma vez, procure um médico.

Com cheiro forte
O cheiro é mais intenso pela manhã, justamente por estar muito concentrado. No entanto, outros fatores podem provocar o odor acentuado da urina, como alguns medicamentos, certos alimentos (como espargos) e problemas de saúde. Ainda é possível sentir odor mais forte em casos de infeção urinária de repetição (vários episódios seguidos) e diabetes, por exemplo. Converse com o seu médico caso perceba um cheiro diferente ao fazer xixi.

Pouco xixi
O volume baixo de urina pode estar relacionado à ingestão insuficiente de água e líquidos, mas pode ser outro sinal de alerta. Fazer apenas algumas gotinhas, diversas vezes e de seguida, é um sintoma comum da cistite (infeção na bexiga ou no trato urinário inferior). Esse é um quadro que pode ou não ser acompanhado de ardor.

Muito xixi
É preciso descartar episódios em que o consumo de líquido (água, chá, sumos, refrigerante) é alto e, por consequência, a quantidade de xixi será, obviamente, maior. Medicamentos diuréticos também aumentam o fluxo de urina, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.
A poliúria, que é o excesso de urina, tem também relação com a diabetes. Daí ser importante investigar se ela não está relacionada a esses outros episódios.