Saúde & bem-estar

Engordar ao envelhecer não é culpa do metabolismo

Sempre ouvimos dizer que a partir dos 30 anos o metabolismo desacelera e isso até é verdade. Mas a taxa que fica lenta é mínima.

A maior parte do aumento de peso que ocorre na meia idade não se deve ao metabolismo lento, e sim, ao simples facto de que nos tornamos menos ativos.

Como deixamos de nos mexer tanto, perdemos músculos e são eles os principais responsáveis por demandar mais energia do organismo. E, ao nos movimentarmos menos, por consequência ainda ganhamos gordura.

Como o problema é o sedentarismo, a solução passa mesmo por fazer exercício físico. Mas como é que o corpo queima energia?

O nosso metabolismo pode funcionar de quatro maneiras diferentes para queimar energia.

Temos a taxa metabólica de repouso, que como o próprio nome diz, é a quantidade de energia que gastamos quando estamos parados. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Tufts, essa medida depende de vários fatores, como altura, sexo e até seus genes, e não há muito como modificá-la.

Já quando estamos em movimento, o nosso corpo pode entrar em outras três fases diferentes. Estas fases são os tipos de metabolismo que as pessoas se referem quando dão dicas e dizem, por exemplo, que comidas picantes (como gengibre e pimenta) aceleram o metabolismo. No entanto, a maioria das dicas para potencializar o metabolismo não funcionam.

Uma das fases do metabolismo fora do repouso acontece quando estamos a comer e queimamos calorias, aproximadamente 10% do total gasto num dia. Este é o chamado efeito térmico da comida, segundo estudo publicado pela Universidade Vanderbilt, nos EUA.

Até conseguimos potencializar este processo com bebidas estimulantes, como café, segundo pesquisa publicada no periódico ‘American Journal of Clinical Nutrition’, e comendo grandes quantidades de proteína.

Mas nada disso ajuda a perder peso de facto, é apenas um pequeno impulso no metabolismo, não o suficiente para gerar emagrecimento.

A terceira fase do metabolismo é durante a atividade física, de acordo com estudo divulgado no ‘Public Health Nutrition’.

Depois de um exercício intenso, continuamos a queimar calorias que queimaríamos se estivéssemos em repouso – e essa é a última fase, o consumo excessivo de oxigénio pós-exercício, segundo pesquisa feita pela área de farmácia e medicina da universidade do sul da Austrália.

Quando se trata de contrariar o ganho de peso, as fases relacionadas à atividade física são as mais importantes. A melhor aposta para queimar mais calorias ao longo do dia é aumentar os níveis de qualquer tipo de atividade.

E preste atenção ao seu prato. Além de ficarmos menos ativos à medida que envelhecemos, também ficamos menos percetivos das nossas necessidades nutricionais. Tente não comer muito e preze pela qualidade dos alimentos.