As dicas da Merche

Como usar camisas masculinas e manter-se feminina

Várias famosas já usaram, numa ou em diversas situações, roupa masculina. Angelina Jolie, Kristen Stewart, Victoria Beckham, Mary-Kate e Ashley Olsen, Cara Delevingne, Cate Blanchett, Brigitte Bardot, Marlene Dietrich, a lista é enorme.

A década de 20 foi pródiga em ver mulheres com fatos completos. Mesmo a saia, que os homens usavam na Antiga Grécia e Roma como sinal de coragem e virilidade, foi a sociedade ocidental que se encarregou de a colocar no armário feminino.

O mesmo acontece com as camisas. Aquelas que são mais características dos homens podem ser vestidas pelo sexo oposto. E tudo sem perder a elegância.

Basta saber como as usar e conjugar. Por exemplo, as camisas com linhas retas e colarinho alto podem ser abotoadas até cima. Uma dica é incluir elementos sofisticados no look, como por exemplo calças de cetim, de cintura alta ou saia.

As sobreposições são uma das tendências-chave. Pode optar por um modelo com lapela de cetim ou com lantejoulas e sobrepor-lhe calças ou saias de cintura alta, ou colocar mesmo um top de renda por cima.

Outra tendência é deixar um ou os dois ombros destapados. Pegando na camisa clássica Oxford (o estilo típico de uma camisa de homem), desabotoa-se os primeiros botões e deixa-se cair a peça sobre o(s) ombro(s).

Mas atenção, isto pode dar a sensação de muito mais volume na zona dos ombros. É preciso ter isso em conta para equilibrar a silhueta.

Os botões podem estar apertados até ao colarinho, podem estar desapertados na zona do decote ou então desabotoados na parte inferior da camisa.

Ao não apertar os botões na parte de baixo até à cintura, pode ficar mais fresca no verão, mas convém não deixar exposta a barriga toda. Tape o umbigo, pelo menos.

Se não gosta de mostrar tanta pele, o tamanho XL também está na moda. Quer usando uma camisa uns números mais acima, quer tendo umas mangas gigantes.

Caso as mangas grandes lhe atrapalhem os movimentos, arregace-as acima do pulso ou mesmo do cotovelo.

E para um toque feminino, desabotoe o botão de cima e ficará como uma estrela de cinema no seu look mais casual e, ainda assim, fashion.