Atualidade

TVI reage publicamente ao processo instaurado pela ERC

A Direção de Informação do canal divulgou um comunicado esta segunda-feira, 19 de junho, com o objetivo de se defender do processo aberto pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), relacionado com a cobertura jornalística do incêndio de Pedrógão Grande feita pela estação de Queluz.

No referido documento, a TVI retaliou os motivos que terão estado na base da abertura de “um processo de averiguações sobre a cobertura jornalística dos acontecimentos em Pedrógão Grande”, como escreveu a ERC na sua página do Facebook.

A estação televisiva pede esclarecimentos ao regulador e acusa-o de “ensaiar julgamentos morais com critérios que não são explicados”, além de ter afirmado que “a Direção de Informação da TVI não recebe lições de ninguém sobre sensibilidades profissionais”. No comunicado foram escritos exemplos de algumas práticas menos éticas levadas a cabo por outros órgãos de comunicação social.

O canal acrescenta ainda que “tem procurado respeitar a dor de quem sofre, sem a esconder […] num esforço de contenção, sem prejuízo do rigor”, e disse ainda que a “circunstância confere um evidente relevo informativo, que não compete ao regulador definir”.

Recorde-se que a ERC instaurou ontem (19) um processo à a TVI depois de ter recebido “mais de 100 participações que contestam o plano televisivo em que aparece um dos cadáveres da tragédia” numa reportagem da autoria de Judite Sousa.