Saúde & bem-estar

Estudo revela que quem come chocolate tem mais propensão a amar

Há quem o considere um afrodisíaco (veja-se o caso dos antigos Astecas), mas os cientistas sempre foram céticos. No entanto agora parece haver uma relação mais científica entre chocolate e amor.

Numa série de experiências intitulada “Sweet Love: The Effects of Sweet Taste Experience on Romantic Perceptions” (Doce Amor: os efeitos da experiência de gosto doce nas perceções românticas), os pesquisadores quiseram saber se uma variedade de alimentos provocaria sentimentos de romance entre os participantes do estudo, publicado no ‘Journal of Social and Personal Relationships’.

Na primeira experiência, as pessoas foram alimentadas ora com mini biscoitos, ora com batatas fritas. De acordo com os pesquisadores, as pessoas solteiras que acabavam de receber a escolha açucarada eram mais propensas a começar a imaginar relacionamentos amorosos hipotéticos. Além disso, eles descreveram essas relações como comprometidas e satisfatórias.

Noutra experiência davam refrigerante a umas pessoas e água com gás a outras e estas eram convidadas a visualizar vários perfis de namoro. Novamente, aqueles que tinham consumido a escolha açucarada demonstraram um maior interesse pelos perfis e até classificaram os pretendentes como sendo mais atraentes.

Mas enquanto os solteiros podem colher os benefícios românticos do consumo de açúcar, há más notícias para aqueles que estão em relacionamentos. No caso de já estar a pensar que um frasco de Nutella poderia salvar a sua vida sexual, comer doces não parece ter um efeito sobre os romances existentes em termos de como um casal se percebe um ao outro.

No entanto, em regra geral, o chocolate ainda pode ser responsável por aumentar a libido. De acordo com um estudo realizado por Jennifer Nasser, professora associada de Ciências da Nutrição na Universidade Drexel, o consumo de chocolate faz com que o seu cérebro liberte o prazer da dopamina química, o que poderia deixá-lo mais ‘animado’.

Claro que existem vários fatores de confusão que podem refutar o vínculo entre chocolate e romance, mas essas novas descobertas abriram a porta para explorar a relação entre amor e gosto em geral.

Nas suas conclusões, por exemplo, os cientistas do ‘Journal of Social and Personal Relationships’ sugeriram fazer um estudo futuro sobre se alimentos quentes ou picantes poderiam prever a atração sexual.