Saúde & bem-estar

Tem prisão de ventre? Talvez coma muita proteína

Não há dúvida que substituir alguns hidratos de carbono por um maior consumo de proteína ajuda a manter a saciedade e até pode promover o emagrecimento. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar no consumo de proteína.

A proteína demora mais tempo a ser digerida do que os hidratos de carbono e é por isso que promove uma saciedade mais duradoura. No entanto, um dos efeitos menos positivos da proteína é que pode deixá-lo a sentir-se cheio e com prisão de ventre.

Segundo a edição norte-americana da revista ‘Men’s Health’, a culpa não é da proteína por si só, mas da falta de fibra, que ajuda os intestinos a funcionar corretamente.

Se faz uma dieta rica em proteínas, lembre-se que é essencial comer fibra para pôr os intestinos a funcionar e evitar os efeitos menos agradáveis da proteína extra.

As proteínas de origem animal praticamente não têm fibra – ao contrário de algumas fontes vegetais, especialmente as leguminosas – pelo que deve apostar em frutas, vegetais e grãos para aumentar a ingestão de fibra. O ideal é que consuma cerca de 25 gramas de fibra por dia.

E para que a fibra não seque e continue a deixá-lo com problemas intestinais, não se esqueça de beber bastante água: cerca de dois litros por dia.