Atualidade

Primeiro árbitro gay escreve livro sobre a “saída do armário”

Em novembro passado, Andrés Iniesta, jogador do Barcelona e da seleção espanhola, foi um dos poucos a abordar o assunto: a homossexualidade no futebol.

“Os jogadores não têm coragem de sair do armário”, terá dito Iniesta a Jesús Tomillero, ex-árbitro espanhol que deixou a função em maio de 2016 por sofrer insultos, ameaças e preconceitos por ser assumidamente gay.

E agora, Jesús Tomillero dá outro grande passo na eliminação do assunto tabu entre as quatro linhas e sobretudo nos balneários. O antigo árbitro está a escrever um livro onde fala da sua “saída do armário” e faz reflexões sobre a homossexualidade no desporto.

Esta semana, Jesús partilhou um esboço do 1º capítulo do livro, que está a escrever conjuntamente com um jovem escritor de livros e canções, que se apresenta pelo nome Fifth Capricorn.

“Queridos amigos 1 capitulo de mi libro , esto es una primicia, trata sbre mi salida del armario, el deporte y mi vida etc. Espero que guste”, comentou o árbitro.

Basicamente na página consegue ver-se que primeiro explica em que dia nasceu (24 de dezembro de 1994) e em que circunstâncias.

“O tempo passou e, sem que eu percebesse, mas os meus pais foram dando conta, estava a crescer. Aprendi a gatinhar, aprendi a andar, a dizer ‘mãe’ ou ‘pai’ e entretinha-me a assistir desenhos animados pelos canais de televisão da época (Telecinco, La 2, TVE-1, Antena 3)”, lê-se.

“Sem aviso, o ano de 1996 deu-me o melhor presente até hoje. O meu irmão mais novo, Jonathan”, continua, fazendo também um breve resumo das circunstâncias mundiais e espanholas da altura.

Depois de uns parágrafos assim, eis que ficamos suspensos num momento importante da vida de Tomillero.

“Aos meus três anos, a vida do meu irmão e a minha, sobretudo, deram uma volta de 180 graus. Não me recordo a 100% de tudo o que sentia, mas a sensação de vazio ainda me persegue hoje. O meu pai, quem me deu a vida juntamente com a minha mãe, morreu. E, antes que me pudesse dar conta, ela colocou-nos, a mim e a Jhoni, num centro de menores”, termina assim a página.

A obra, segundo adiantou ainda, será posta à venda em breve. “Em setembro vou apresentar uma história que espero que todos gostem”, escreveu no Twitter.

Jesús Tomillero tem sido já descrito, por algumas páginas que partilham notícias ao público gay e lésbico, como o homem que está a mostrar “o cartão vermelho à homofobia”.

E de facto, depois dos tweets e demais mensagens nas redes sociais a insultá-lo, agora o ex-árbitro tem adotado uma postura de defensor confesso das causas gay, tornando-se assim numa espécie de personalidade importante. Sem cartões vermelhos à mistura.

Foto: Twitter