Cultura

Paulo Jorge Pereira lança livro sobre refugiados: “O importante é que as pessoas leiam e reflitam”

Trabalhou em jornais desportivos (‘Record’ e ‘A Bola’) e económicos (‘Diário Económico’ e ‘Jornal Económico’), no entanto sempre se interessou por “temas de questões internacionais”. Não só como profissional, mas sobretudo como cidadão.

Sem conseguir ficar indiferente ao que se passa na Síria, há já alguns anos, Paulo Jorge Pereira decidiu escrever um livro que retratasse o drama de uma família jovem de Damasco que não encontra outra alternativa senão fugir para a Europa.

“É uma forma de combater a indiferença e apelar às pessoas para despertar a atenção para o que está a acontecer. À medida que a situação se agudizou, tornou-se mais urgente escrever”, explicou à MoveNotícias o jornalista, referindo-se em concreto às “violações de direitos humanos” e para o facto da Síria e restantes países árabes “não ficarem tão longe assim”.

‘Filhos da Primavera Árabe’ fala de Mekdad e Wafaa, dois jovens professores universitários que trabalham na Universidade de Damasco, capital síria, e que são forçados a sair do país com os dois filhos recém-nascidos por causa da guerra civil.

É uma obra de ficção, mas com muito de real. “Através da associação ‘Crescer’ contactei com refugiados da Síria em Portugal”, lembrou Paulo Jorge Pereira que aproveitou esse trabalho de ‘campo’, nos quatro meses em que esteve desempregado, para concluir este que é o seu primeiro livro.

A maior parte da pesquisa já tinha sido feita, através de meios de comunicação internacionais, que “me permitiram criar uma história ficcionada que pode ser de muitos dos refugiados sírios”.

“O importante é que as pessoas leiam este livro, reflitam o que está lá escrito e que pensem. Infelizmente ler e pensar são dois exercícios cada vez mais raros”, frisou o jornalista e autor.

O livro foi apresentado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Benfica, na semana passada. Paulo Jorge Pereira contou com a presença do jornalista da RTP Ricardo Alexandre nesta sessão de divulgação, além da EGO Editora.

‘Filhos da Primavera Árabe’, com prefácio do jornalista da Antena 1 José Manuel Rosendo, já está à venda nas livrarias.

O autor prepara-se para concluir o próximo livro, igualmente de ficção.

Fotos: César Lomba