Atualidade

Leia o poema que Judite de Sousa deixou pelo 3º aniversário da morte do filho

A 29 de junho de 2014 o país recebia a notícia da morte de André Sousa Bessa, filho único, da pivot e jornalista da TVI. O jovem, de 29 anos, sofreu uma queda na piscina numa quinta em Azeitão, onde estava com outros amigos, tendo morrido dessa lesão na cabeça.

Judite Sousa tem tentado aos poucos retomar a sua vida, ainda que seja imensamente difícil viver com essa dor de perder um filho.

Talvez por isso, esta quinta-feira, 29 de junho, a Diretora-Adjunta de Informação do canal de Queluz partilhou no Facebook um poema especial.

“Esse que em mim envelhece/assomou ao espelho/a tentar mostrar que sou eu.
Os outros de mim,/fingindo desconhecer a imagem,/deixaram-me a sós, perplexo,/com meu súbito reflexo.
A idade é isto: o peso da luz/com que nos vemos.”

O poema é ‘O Espelho’ do escritor moçambicano Mia Couto, que foi lançado no livro ‘Idades Cidades Divindades’.

Fala do tempo e da idade, temáticas muito presentes na obra de Mia Couto, sendo que esta encara tudo com travessias.

E pode ter sido nesse sentido de que está a fazer uma “travessia” no tempo que Judite Sousa partilhou o texto.

Nos últimos dias a repórter foi muito atacada na reportagem que fez ao lado de um corpo após o incêndio de Pedrógão Grande, tendo-se já defendido publicamente e em concreto do processo que lhe foi instaurado pela Entidade Reguladora de Comunicação (ERC). Também a TVI defendeu Judite face aos detratores.

A jornalista tinha proibido a publicação de notícias sobre o seu filho, pouco depois da sua morte. Agora decidiu pegar na memória de André Sousa Bessa e dar-lhe continuidade através de um livro sobre mente humana e sofrimento e de uma bolsa de estudo em seu nome para Mestrado em Finanças da Nova School of Business and Economics.