Atualidade

Joana de Verona vive romance histórico com Diogo Amaral

É uma das mais belas histórias de amor e igualmente trágica. Estamos a falar do romance entre D. Pedro I e Inês de Castro, que ficaram conhecidos – mesmo séculos depois – apenas pelo primeiro nome.

Durante a corte a Constança Manuel, o príncipe viu pela primeira vez Inês, uma das aias da sua comprometida, e apaixonou-se perdidamente. O resto já se sabe: Pedro casou-se com Constança, tiveram três filhos mas mantinha o romance com Inês. Esta foi fechada no Convento de Santa Clara, em Coimbra, e depois mudou-se para a Quinta das Lágrimas.

Juntos tiveram quatro filhos e juntos foram sepultados no Mosteiro de Alcobaça.

E foi precisamente na Quinta das Lágrimas que a atriz Joana de Verona foi fotografada no papel de Inês de Castro, tal como a própria mostrou no Instagram.

Diogo Amaral faz de D. Pedro I neste filme, realizado por António Ferreira a partir do romance “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria.

“Pedro e Inês” é o nome da longa metragem, uma produção Persona Non Grata Pictures, que está agora a ser gravada.

Vera Kolodzig será Constança, que morreu ao dar à luz o 3º filho com o príncipe português; João Lagarto o rei D. Afonso IV (pai de Pedro); Cristóvão Campos interpreta Estevão, o fiel escudeiro de D. Pedro; Custódia Gallego dará vida a D. Beatriz, mãe do príncipe; e Miguel Borges ficou com o papel do carrasco de Inês, Pero Coelho.

Desconhece-se quando estará concluído o filme, até porque ainda estão nos primeiros dias de rodagem, mas seguramente que Joana de Verona e Diogo Amaral “vão fazer chorar as pedras da calçada”, como assegurou o cineasta.

Fotos: Instagram