Cultura

Há um português entre os convidados a votar nos Óscares 2018

A Academia de Ciências e Artes de Hollywood convidou esta quarta-feira (28), 774 artistas e executivos para serem novos membros e elegerem os melhores nas suas categorias.

Entre eles,  ‘The Academy’ incluiu na lista dos seus membros o realizador português Pedro Costa, o ator brasileiro Rodrigo Santoro e a atriz indiana e ex-Miss Mundo Priyanka Chopra, .

Só com estes nomes é possível perceber a intenção da Academia: diversificar a lista de membros. Até porque na edição de 2016 não havia qualquer artista negro entre os nomeados, o que gerou controvérsia e levou a que alguns tenham boicotado a cerimónia.

Os atores Dwayne Johnson, Kristen Stewart, Justin Timberlake, Margot Robbie e o realizador Guy Ritchie são outros dos novos nomes conhecidos da lista.

Em termos de percentagem nesta nova classe, 13% são minorias e 39% são mulheres. O elemento mais jovem tem 19 anos e o mais velho 95. No total estão incluídos artistas de 57 países diferentes.

Se todos os 774 convidados de 2017 aceitarem os convites, o número de membros da Academia irá chegar aos 8427.

“O que é demasiado grande? As pessoas têm de me dizer. Não estamos a tentar ser grandes. Estamos a tentar ser inclusivos. Porque a indústria está a expandir. Durante vários anos, tínhamos uma quota. Isso era antes. À medida que o negócio do entretenimento se expande, também nós nos expandimos”, explicou a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, em entrevista a uma revista internacional.

Conheça aqui a lista completa de quem irá decidir os próximos vencedores dos Óscares.