Atualidade

Fã corrige Português de música dos D.A.M.A. e banda responde assim

O comentário foi feito no Facebook e no Twitter, sendo que entretanto foi apagado, mas como salientou a fã: “o que acontece na internet, fica na internet”.

Tudo aconteceu esta terça-feira, 6 de junho. Os D.A.M.A. tinham publicado antes o excerto da letra de uma música nova: “Se sim tasse bem, Se não tasse bem também”.

E foi esse “tasse”/”estasse”, que não é forma verbal alguma, que a fã corrigiu.

“Eu acho que não é mal nenhum corrigir as pessoas e, tanto no Facebook como no Twitter, disse-lhes que deveria ser ” ’tá-se “. Afinal, se não fosse abreviado, seria “se sim está-se bem, se não está-se bem também”. Pelos vistos não se está bem. Eu corrigi-os porque acho importante que, tendo em conta o número de pessoas a que chegam, eles não dêem erros. Já se escreve mal o suficiente. E se uma banda pode chegar a muitas pessoas então é importante que chegue a falar bem”, começou por escrever a própria no seu Facebook.

“Quando nos corrigem temos duas opções:
– Ou agradecemos a correcção com toda a humildade possível, quer tenhamos ou não razão, e respondemos “bem” e de forma humilde;
– Ou respondemos a atacar, como se fossemos adolescentes e ainda pensássemos que o mundo está contra nós.
Eles optaram pela segunda. Acham que eu (logo EU!) estou contra eles. Incentivam os fãs a atacar também. Sempre o fizeram, quando partilhavam as coisas negativas que diziam deles, numa altura em que já as deviam ignorar”, contou.

A resposta dos D.A.M.A. chegou, também ela, com erro de Português. E com uma ou outra palavra em Português do Brasil, pois o Conjuntivo aqui é Subjuntivo lá.

Neste caso o Pretérito Imperfeito do Conjuntivo do verbo ‘estar’ é ‘estivesse’. Mas o grupo já reconheceu o erro. Na internet, através da publicação de dois tweets, esta quarta-feira.

“Errar é humano e nós gostamos de ser humanos. Aprender com os erros é inteligente e nós gostamos de aprender ❤️ “, lê-se num dos tweets.

Tudo “tasse” bem quando acaba bem.