Atualidade

ERC anuncia que vai investigar reportagem da TVI sobre Pedrógão Grande

Depois da polémica que a reportagem da autoria de Judite Sousa gerou este domingo, 18 de junho, para cobrir as notícias do incêndio ocorrido em Pedrógão Grande, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu agir.

Foi durante a tarde desta segunda-feira (19) que a ERC usou a sua página no Facebook para anunciar a abertura de “um procedimento de averiguações a uma reportagem emitida, na edição de ontem [domingo], do Jornal Nacional da TVI, sobre os incêndios em Pedrogão Grande”.

Vários telespetadores reprovaram a atitude de Judite Sousa de fazer um direto junto a um corpo carbonizado, o que fez com que o Conselho Regulador da ERC tivesse recebido “mais de 100 participações que contestam o plano televisivo em que aparece um dos cadáveres da tragédia, na referida reportagem”.

A ERC afirmou estar em sintonia com a sociedade portuguesa, e disse “estar consciente do estado de choque em que o País se encontra” e “espera que a comunicação social seja de uma sensibilidade profissional a toda a prova, neste momento de luto nacional”.

“Espero que haja consequências, é uma vergonha para o jornalismo profissional!”, “Espero que não aconteça o mesmo com tantas outras das quais não se conhece nenhuma decisão”, “Abrir inquérito e agir!” foram alguns dos comentários deixados na publicação.

Note-se que ainda não se conhece qualquer reação nem da jornalista, nem da TVI, em relação à polémica.