Atualidade

Dia de Portugal celebrado com um pé no Porto e outro no Brasil

Foi na Avenida do Brasil, Foz do Douro, no Porto, que se realizaram hoje as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

As cerimónias foram presididas pelo Presidente da República, Primeiro-Ministro e Presidente da Assembleia da Repúblicas.

No seu discurso comemorativo do 10 de Junho, no Porto, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu a necessidade de combater a pobreza, superar a injustiça, promover o conhecimento e abraçar a pátria.

“Uma palavra de incondicional solidariedade, em especial para as que mais sofrem ou desesperam”, afirmou o chefe de Estado, referindo-se às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, principalmente à da Venezuela.

Marcelo destacou ainda a importância das Forças Armadas que deram ao país “vezes sem conta a independência e a liberdade”; e o facto de também ser dia de Camões (“dia da nossa língua, da nossa educação, da nossa ciência, inovação, conhecimento”).

Depois da cerimónia, o Presidente da República seguiu para o Brasil, onde deverá chegar ao Rio de Janeiro à noite para continuar a celebrar o Dia de Portugal junto dos emigrantes. Já António Costa rumou também ao país irmão, mas irá estar em São Paulo.

As comemorações começaram ontem, 9 de junho, na Avenida dos Aliados, com o içar da bandeira nacional. Houve depois um almoço no Palácio da Bolsa do Porto e à noite lançou-se o fogo de artifício na Sé.

Não é só no nosso país e no Brasil que este feriado ‘chega’. Também no Google existe um doodle dedicado ao dia de Portugal.

O doodle exibe as cores de Portugal e o segundo ‘o’ transforma-se na bandeira do nosso país. Já dentro da interface da pesquisa o doodle mantém-se do lado esquerdo.

Esta não é a primeira vez que o gigante motor de busca cria um doodle especial para Portugal.

Quanto ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, este é assinalado, como tal, desde 1977, depois de, durante a ditadura, com António de Oliveira Salazar, ter sido o Dia da Raça.

Veja as fotos das celebrações do 10 de junho:

Fotos: Redes Sociais e Presidência da República