Atualidade

Daniel Day-Lewis abandona a carreira após vencer três Óscares

O aclamado ator de Hollywood decidiu reformar-se aos 60 anos, depois de ter feito poucos filmes nos últimos tempos. Sabe-se agora que “Phantom Thread”, com estreia prevista para o final deste ano, será a última longa-metragem que o público poderá ver do artista.

A confirmação foi feita através de um comunicado divulgado pela representante do ator, Leslee Dart: “O Daniel Day-Lewis não vai trabalhar mais como ator. Ele está imensamente grato a todos os seus colaboradores e ao público ao longo dos anos. Esta é uma decisão privada e nem ele nem os seus representantes vão fazer mais comentários sobre o assunto”.

Ainda não se sabe quais são os motivos da decisão daquele que foi três vezes vencedor dos tão desejados Óscares, na categoria de Melhor Ator, através dos filmes “O meu pé esquerdo” (1989), “Haverá Sangue” (2007) e “Lincoln” (2012).

Daniel Day-Lewis foi também nomeado pelo trabalho feito em “Em Nome do Pai” (1993) e “Gangues de Nova York” (2002).

A estrela de Hollywood sempre foi bastante seletiva em relação aos trabalhos que escolhia. Prova disso foi também o facto de ter estado afastado da sétima arte no final dos anos 90, tendo depois regressado quando o realizador Martin Scorsese insistiu para que participasse em “Gangues de Nova Iorque”, lançado em 2002.

De nacionalidade britânica e irlandesa, é filho de um poeta, Cecil Day-Lewis, e de uma atriz, Jill Balcon. A estreia no cinema ocorreu aos 14 anos, através de um papel de muito pouca relevância em “Domingo, Maldito Domingo”, mas foi precisamente 14 anos depois que conseguiu a atenção positiva dos críticos ao participar em “A Minha Bela Lavandaria” e “Quarto com Vista Sobre a Cidade”.

Fotos: Redes sociais