Atualidade

Corpo de 8º morto de atentado na ponte de Londres encontrado no rio

O francês Xavier Thomas, de 45 anos, estava na lista de desaparecidos desde o ataque terrorista ocorrido na noite de sábado, 3 de junho. E agora, três dias depois, a polícia britânica encontrou o corpo do turista. Estava no rio Thames, para onde foi projetado depois de ser atropelado pela carrinha de um dos terroristas (recorde-se que, num mercado nas imediações, outros três autores do atentado esfaquearam quem passava por eles).

Xavier caminhava com a namorada Christine Delcros (ver foto principal deste texto) na ponte de Londres quando foram ambos colhidos. Ela foi levada para o hospital e, apesar da gravidade dos ferimentos, tendo sido inclusivamente operada, encontra-se estável. Ele foi dado como desaparecido.

Foi a irmã de Christine que deu o alerta do desaparecimento de Xavier no Facebook. Já esta quarta-feira de madrugada, 7 de junho, provavelmente antes de saber a descoberta da polícia britânica, escreveu na rede social que não tinha ainda indicações do paradeiro de Thomas, ao mesmo tempo que descobriu que Sebastien (chef francês que também estava desaparecido) morreu.

Sobe assim para oito as vítimas mortais do ataque. Segundo a Polícia Metropolitana, os agentes encontraram o corpo do francês perto de Limehouse, a quatro milhas da London Bridge.

No próprio dia do atentado, as autoridades tinham procurado vítimas no rio Thames. Mas só agora, e depois da insistência da família e do facto de Thomas não ter dado entrada em nenhum dos cinco hospitais da capital britânica, é que o corpo foi encontrado.

“Na terça, 6 de junho, cerca das 19h44, o corpo de um homem foi recuperado do rio, perto de Limehouse, por oficiais especializados da Unidade de Polícia Marinha. A identificação formal ainda não ocorreu, no entanto, os parentes mais próximos do Sr. Thomas foram informados desse desenvolvimento”, referiu um porta-voz da polícia.

Esta terça-feira, por exemplo, Xavier ainda estava incluído no grupo dos desaparecidos. Tal como o turista francês, os restantes três foram já dados como mortos no atentado.

A Scotland Yard (quartel general da Polícia Metropolitana) ainda não divulgou oficialmente os nomes de todas as vítimas mortais, apesar das críticas dos ministérios dos negócios estrangeiros da Austrália, França e Espanha.

Ainda assim estes são os outros sete mortos já confirmados (note-se que pelo menos 48 pessoas ficaram feridas):
Ignacio Echeverria, 39 anos, de Espanha, esfaqueado depois de agredir um terrorista com o seu skate. A sua empresa HSBC contratou um detetive privado quando ele estava desaparecido

Sara Zelenak, 21 anos, da Austrália, foi esfaqueada depois de se perder dos amigos no meio do caos

Sebastien Belanger, chef francês de 36 anos, foi morto depois de ver um jogo de futebol no pub

Kirsty Boden, 28 anos, do sul da Austrália, morreu quando tentava ajudar um ferido

James McMullan, 32 anos, de Hackney (Londres), morreu à porta de um pub quando esperava por amigos

Alexandre Pigeard, 27 anos, França, foi esfaqueado no pescoço quando estava num restaurante

Christine Archibald, 30 anos, da British Columbia (província do Canadá), morreu atropelada pela carrinha

Fotos: Facebook