Lifestyle

Conheça os palcos das diversões para o São João

Podemos ainda não ter chegado à noite mais longa do ano do Porto, mas já há diversos locais animados para marcar presença. Ou as festas de São João não tivessem começado a 25 de maio e só se esgotam a 25 de junho.

Há oito palcos distribuídos por várias freguesias com uma programação diversa, diferentes equipamentos de diversão e praça de alimentação.

O primeiro de três concertos na Avenida dos Aliados acontece no dia 22 de junho, com uma atuação da Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo Maestro Francisco Ferreira. O concerto incluirá temas populares da música portuguesa.

Note-se que todos os concertos são de acesso livre.

Haverá ainda música e diversão, além da Avenida dos Aliados, em Lordelo do Ouro (Jardim do Calém), Cordoaria (Largo Amor de Perdição), Campanhã (Estação de Recolha de São Roque), Alameda das Fontainhas, Massarelos (Cais das Pedras), Foz do Douro (Avenida D. Carlos I) e Miragaia (em frente à Alfândega do Porto).

Quanto às diversões, há vários carrosséis espalhados pela cidade, nomeadamente na Rotunda da Boavista, onde está instalada, mais uma vez, a roda gigante. Esta funciona até 2 de julho.

Também se pode divertir nos equipamentos instalados na Alameda das Fontainhas; na Cordoaria; na Estação de recolha de S. Roque, em Campanhã; na Avenida D. Carlos I, na Foz e no Largo do Calém, em Lordelo.

Se quiser conhecer os trabalhos dos vencedores do 6º Concurso de Martelinhos de São João, estes estão expostos no Palácio das Artes, até 28 de junho, em formato de vídeo, 2D ou objeto.

Outra tradição do São João, as cascatas, podem ser vistas na Fábrica Social – Fundação Escultor José Rodrigues ou na montra do Posto de Turismo da Avenida dos Aliados. No primeiro caso estão em exposição 18 pequenas cascatas de várias escolas e associações da cidade. No segundo caso, trata-se da Cascata Comunitária de São João, feita através de 20 oficinas, onde participaram adultos e crianças de toda a cidade.

Uma atividade diferente é apreciar, até 31 de julho, a instalação CX LUX de mais de 100 lâmpadas com várias temperaturas de cor no Elevador da Lada.

Se preferir o desporto, tem sempre a Corrida de São João. A 18ª edição acontece a 28 de junho, com partida e chegada junto ao jardim do Calém (fluvial). Os participantes da prova principal podem contar com 15 quilómetros, e os da caminhada com 8, pela marginal da cidade.

E não se preocupe com a segurança. A Polícia de Segurança Pública vai reforçar o policiamento nas zonas onde vão decorrer os festejos, terá uma especial atenção à regularização do tráfego automóvel e estará ainda atenta à criminalidade associada a este tipo de eventos, nomeadamente, furto no interior de veículo e furto por carteirista.

Seja prudente e divirta-se.

Foto: PortoLazer