Saúde & bem-estar

Campanha ajuda animais que sofrem no verão

Chama-se apropriadamente ‘Cãovivio para TODOS’ e arranca a partir das 15h30 deste domingo, 25 de junho, no ‘Dog Institute’ na rua do Sandal, na Maia.

O verão aproxima-se e com ele chega também o ‘flagelo’ dos amigos de quatro patas, não só pelas altas temperaturas a que estão sujeitos (e todas as necessidades fisiológicas que isso acarreta), como pelo risco de abandono eminente, devido à falta de responsabilidade de alguns cuidadores que, no momento de se ausentarem para férias, os deixam ficar para trás.

Nesse sentido, a Cãoviver – Associação de Proteção Animal decidiu criar um programa apelativo que pretende atrair o maior número de pessoas possível, gerando uma onda de solidariedade em grande escala, o que permitirá, acima de tudo, ajudar mais animais.

Com apenas 2 euros por pessoa (ou três euros caso se faça a inscrição no dia do próprio evento) qualquer um pode contribuir para uma causa que une cada vez mais os portugueses: a causa animal. Para além disso, ao efetuar a inscrição, fica habilitado a ganhar um prémio que será sorteado durante a tarde.

Ao longo do dia estão previstos vários desafios para o binómio dono/cão, que culminarão numa entrega de prémios, bem como sorteios e campanhas de apadrinhamentos/adoções. No final, todos os “patudos” terão direito a uma fatia de bolo, especialmente confecionado para eles.

As únicas regras impostas pela organização do evento prendem-se com questões de salubridade pública: ter as vacinas em dia, fazer-se acompanhar do boletim do animal, ter microship, estarem de trela e não levar para o local cadelas em fase de cio, por forma a garantir a normalidade e segurança de todos: os de duas e os de quatro “patas”.

Segundo Ana Ceriz, presidente da associação Cãoviver, “este encontro será decisivo para angariarmos os fundos necessários para a liquidação da fatura que temos em mãos – que, de outra forma, nos seria impossível assegurar – mas é também um dia importante para reunir alguns apoios que nos permitam continuar a ajudar os “patudos” que nos chegam. Estou convencida de que temos as condições reunidas para realizar um grande Cãovívio e conto com a generosidade de todos”, conclui.

A Cãoviver completa seis anos no próximo mês de julho e visa resgatar, recuperar e encaminhar para adoção animais de rua. Todos os meses tem, inevitavelmente, uma fatura considerável em serviços médico-veterinários que precisa agora ver liquidada com a ajuda destes donativos.

A iniciativa é organizada pela Cãoviver e por mais quatro entidades e tem como objetivo angariar fundos para liquidar serviços de medicina veterinária.