As dicas da Merche

Atreva-se a andar com o bustier à mostra

A moda, já se sabe, vai e vem. E quando vem é normalmente com um ‘twist’. Peças que foram um hit há muitas estações atrás, ou quiçá anos, e que de repente voltam à passerelle renovadas.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com as calças de cintura subida. E é o que acontece agora com o bustier, geralmente mais curto que o top cropped e um pouco maior que o sutiã.

O bustier (ou bustiê) é uma peça que parece ter saído diretamente dos anos 50. Por definição no dicionário, trata-se de uma peça do vestuário feminino, geralmente sem alças ou mangas, que cobre apenas o busto.

Teve como inspiração os antigos sutiãs e já brilhou nos desfiles de todas as semanas de moda de 2012.

Agora voltaram em grande nos vestidos. Maria Grazia Chiuri, da Dior, foi a pioneira no estilo ao mostrar a tendência para o verão de 2017.

E parece que resultou, porque a aposta já conquistou o armário de muitas mulheres. Celebridades, em especial.

Emily Ratajkowski, Bella Hadid, Chiara Ferragni, Kirsten Dunst, Felicity Jones, Ella Fanning, Elsa Hosk e Sienna Miller recorreram aos vestidos com bustier para surgir em eventos de moda e de entrega de prémios.

Os vestidos combinam o eterno bustier – claro que um pouco mais elaborado do que estamos acostumadas a ver em lingeries – com saias fluidas e soltas, como o tule. É a junção perfeita de sexy com um toque mais romântico.

Mas não é só nos vestidos que podemos andar com o bustier à mostra. Aliás, agora a peça pode ter alças. Katy Perry já nos habituou a isso mesmo, especialmente na sua fase de ‘pin up’.

Para manter o look elegante, recomenda-se que a peça seja combinada com roupas de cintura alta, como calças e saias. Calças skinny também ficam bonitas.

O importante é que o umbigo não fique à mostra, pois isso deixa o visual vulgar e o bustier é já ousado por si só.

Também pode ser combinado com blazers e boleros, criando uma composição harmoniosa.

E pode ficar bem a mulheres de vários tamanhos. Basta saber como usar. Como o bustier pode ‘achatar’ a silhueta, as baixinhas devem tentar combiná-lo com sapatos de salto.

Já as mulheres com o peito maior deve optar pelas alças mais largas, que dão mais sustentação e deixam o colo mais bonito.

E as gordinhas, se não se sentirem tão à vontade, podem sempre conjugar com um blazer ou casaco curto, tipo motard.