Lifestyle

Estes alimentos ajudam a combater rugas e ter pele saudável no verão

Chegamos àquela altura do ano em que damos mais atenção ao nosso corpo e à nossa pele, pois ficamos muito mais expostos quando as temperaturas estão altas.

Isso e o facto de ser saudável estar na moda. Além da prática de exercício físico, há a preocupação com o manter um aspeto jovem, prevenir o aparecimento de manchas, secura e demais problemas que a exposição ao sol deixa.

A pensar nisso, e dado o calor intenso previsto nestes dias, decidimos fazer uma lista dos alimentos que ajudam a ter uma pele saudável no verão e – melhor – a combater as rugas.

Veja então quais são os alimentos anti-envelhecimento:

Coco
Rico em gorduras saturadas, vitamina E, minerais e fibras (dependendo se é a polpa ou o óleo), o que ajuda a manter a pele suave e elástica. O óleo de coco também pode ser usado para hidratar a pele e evitar a palidez (um truque: usar o coco como uma máscara para o cabelo).

Pepino
Não é por acaso que é usado em spas de beleza e se recomenda o uso de rodelas de pepino nos olhos para combater as olheiras, por exemplo. Este alimento é um relaxante natural para a pele e estão repletos de água, o que hidrata as nossas células de dentro para fora. Também contêm vitamina C e antioxidantes que protegem a pele.

Abacate
Está na moda e é um dos alimentos prediletos de muitos. Por ter gordura monoinsaturada torna-se ‘amigo’ da nossa pele. Estas gorduras boas ajudam a absorver todos os nutrientes que a pele precisa e, portanto, fazem com que fique saudável e bonita. Além disto, também ajudam a dissolver o colesterol e são um alimento ‘anti-envelhecimento’.

Melancia
A melancia é rica em licopeno, um antioxidante que protege a pele contra queimaduras solares e ajuda a combater as linhas de expressão e as rugas. E não só. Sendo um alimento rico em água (90%) é ideal para o verão; porque mantém o corpo e a pele bem hidratada. Outros alimentos que contêm licopeno são tomate ou mamão.

Pimento vermelho
Cheio de vitamina C (tem muito mais do que as laranjas), promove a produção de colágeno (proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, que é produzida naturalmente pelo corpo mas que também pode ser encontrada em alimentos), protege a pele dos danos do sol e os efeitos dos raios UVA. Ele também ajuda na absorção de ferro, que dá à pele um brilho radiante.

Citrinos
Antes da exposição solar também é importante considerar todos os alimentos que favorecem a formação de colágeno. O colágeno é dependente de vitamina C, por isso recomenda-se que se coma laranjas, limões, toranjas, etc.

Manga
É um dos frutos com a maior concentração de vitaminas, tal como os damascos, pêssegos ou mamão. Todos eles ajudam a que a produção de melanina no corpo, que nos protege do sol, seja feita de forma mais natural. Um truque? A casca da própria manda pode utilizar-se para remover manchas do corpo, que se originam após a exposição à luz solar por um longo período de tempo.

Cerejas
Contêm melatonina, que repara os danos das queimaduras solares, e betacaroteno (pigmento carotenóide antioxidante) por isso são perfeitas para quando vamos apanhar sol.

Azeitonas
É o alimento-chave para a beleza, um dos alimentos com maior quantidade de minerais de beleza, proteínas alcalinas e gorduras saudáveis.

Verduras de folha verde
Basta lembrar-nos do Popeye e dos seus espinafres. Além dos espinafres, também a acelga, endívia ou a couve, são ricos em vitamina K e A, o que ajuda a reprodução celular e a manter a hidratação da pele. Também contêm ferro, muito importante para uma boa circulação sanguínea e oxigenação das células.

Espirulina
É uma alga, geralmente comercializada em pó para se adicionar aos sumos e batidos, e que se recomenda por fornecer muita energia. Contém um antioxidante chamado astaxantina que, além de proteger a pele e os olhos contra a radiação ultravioleta, também combate os radicais livres e a inflamação.

Damascos
São ricos em pigmentos chamados betacarotenos que, além de ajudar a obter um bom bronzeado, protegem contra o envelhecimento prematuro. Outros alimentos chave são cenouras, pimento vermelha, espinafre ou abóbora.

Laticínios
Outro grande aliado para o verão é a vitamina B, graças ao seu poder hidratante e reparador da pele. Ajuda a reduzir o acne e previne a vermelhidão e irritação da pele que ocorre quando nos queimamos.

Frutos vermelhos
Amoras, framboesas, morangos, arandos, groselhas. Têm uma abundância de antioxidantes, incluindo as vitaminas A, B, C, e E, e minerais, tais como o zinco e o selénio. É um dos alimentos com maior quantidade de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.